
Os millennials adiam até cada vez mais tarde a saída de casa dos pais, o casamento, a compra de casa ou até ter filhos. Mas estão cada vez mais dedicados aos seus animais: "Eles tratam-nos como se fossem os seus primogénitos", explicou Beverley Petrunich, proprietária do centro de tratamento de cães DoGone Fun, em Chicago, ao "The Journal".
A parte curiosa é que a geração millennial está a optar por comprar alimentos para animais cada vez mais caros. E isto está a causar problemas em marcas bem conhecidas da indústria, como a Pedigree e a Purina. É esta a conclusão de um relatório recente do "The Wall Street Journal", que verificou que as vendas destas marcas estão a subir mais devagar do que as marcas premium — ou até mesmo a cair.
Entraram muitas marcas novas no mercado. Segundo a GfK, mais de 4.500 novos produtos alimentares para animais foram introduzidos em 2017, o que representa um aumento de 45%. A maioria desses produtos são premium. As marcas apostam em comidas com ingredientes de qualidade, alguns até biológicos ou sem glúten.
Isto provocou uma mudança no mercado: segundo novamente a GfK, os gastos com a comida dos animais aumentaram significativamente, passando de 1,50€ (cerca de 500 gramas) para 2,26€, entre 2011 e 2017. De acordo com a Nielsen, o gasto anual das famílias com a ração aumentou 36% entre 2007 e 2017.
No extremo oposto, marcas bem conhecidas (e mais em conta) como a Purina estão a verificar quedas. Nos supermercados norte-americanos, e segundo o "The Wall Street Journal", as vendas de produtos alimentares para animais da Nestlé (nomeadamente a Purina) caíram 6% no terceiro trimestre.