Uma chimpanzé chamada Vanilla saiu pela primeira vez da jaula onde viveu durante 28 anos e percebeu o que é estar em liberdade ao ar livre. A sua reação é incrível e já se tornou viral nas redes sociais.
Veja o vídeo:
A chimpanzé fica verdadeiramente feliz, olha em redor e parece surpreendida com tanto espaço e com a liberdade de poder caminhar, conforme se vê nas imagens. A seu lado, a encorajá-la, está Dwight, um chimpanzé macho que vive no centro de acolhimento para chimpanzés na Florida, Estados Unidos. Recorde-se que Vanilla viveu durante 28 anos numa pequena jaula com cerca de 1,5 metros quadrados, sem exposição direta do sol.
A vida da chimpanzé nunca foi fácil. Depois de ter nascido, em 1995, foi levada para um laboratório experimental, em Nova Iorque, onde vivia numa gaiola, isolada, sem qualquer contacto com outros chimpanzés. Ficou por lá até ter um pouco mais de um ano, tendo sido depois transferida para a jaula, que fica no centro de salvamento de chimpanzés na Califórnia, Estados Unidos, onde passou para uma jaula maior, com cerca de 5 metros quadrados, mas juntamente com vários outros chimpanzés, e sem verem a luz do dia.
Agora, este centro fechou e, ao fim de 28 anos, foi transferida para o Save the Chimps (Salvem os Chimpanzés), outro centro de acolhimento para estes símios, que fica em Fort Pierce, na Florida.
E foi aqui que Vanilla conheceu a liberdade pela primeira vez. No vídeo, vê-se não só Dwight como vários outros chimpanzés a aproximarem-se de Vanilla, que está divertida e recetiva aos contactos dos novos amigos.
O vídeo foi filmado pelo especialista da Save the Chimps Andrew Halloran, que confirmou ao "New York Post" que na Califórnia "Vanilla vivia com uma série de chimpanzés dentro de uma pequena jaula, com uma vedação de arame, sem relva e com muito pouca coisa para fazer".
Vanilla é descrita pelos tratadores da Save the Chimps como sendo "independente, curiosa e inteligente". Desde que está no novo espaço-se tem-se relacionado "muito bem com os 18 chimpanzés da sua ilha" e mantém "uma relação especial com o macho alfa Dwight, a quem por vezes rouba comida".