Uma das passageiras do voo que caiu na passada sexta-feira, 9 de agosto, em Toledo, no sul do Brasil, e que matou 62 pessoas, trocou mensagens por telefone com a mãe já depois de o avião ter descolado, onde já revelava medo por a aeronave não estar em boas condições. Rosana Santos Xavier, 23 anos, escreveu mesmo "medo desse voo, juro, avião velho", o que deixou a mãe muito apreensiva. Viria a saber da queda do avião da Voepass algumas horas depois, pela televisão, conforme contou agora em entrevista.
Rosana costumava viajar para a zona do Paraná, em trabalho. E já tinha apanhado alguns aviões maus. Mas nenhum como aquele. "Que medo desse voo, juro, avião velho. Tem uma poltrona quebrada, caos", escreveu ela num grupo de whatsApp que tem com a família, onde está a mãe. A mulher acabou por responder tentando tranquilizar a filha e pedindo-lhe que lesse um salmo da Bíblia, para se acalmar, revelou Rosemeire Xavier em entrevista ao "Jornal Nacional" do Brasil. Disse-o porque a própria mãe teve um mau pressentimento em relação àquele voo. "Eu entrei em desespero. Comecei a correr dentro de casa a gritar", recordou, na mesma entrevista.
A família Xavier vivia numa localidade chamada Franco da Rocha, que faz parte da Grande São Paulo. A jovem Rosana trabalhava para ajudar a família e o seu salário era para as contas da casa. "Ela ajudava nas compras de casa e tinha comprado o carrinho dela. Tudo que ela tinha era para mim, para o meu marido, para as minhas meninas. Ela só pensava em nós, o dinheiro dela era para ajudar em casa", disse a mãe na mesma entrevista.