A discussão em torno do racismo está na ordem do dia. Apesar de haver quem negue a presença da discriminação racial estrutural em Portugal, os números do European Social Survey, um inquérito europeu, com dados fornecidos em exclusivo ao jornal "Público", referente ao período entre 2018 e 2019, apontam na direção oposta. Depois de ter sido entrevistada uma amostra com 1055 pessoas do País (a partir dos 15 anos), concluiu-se que 62% dos portugueses manifestaram racismo — considerando que existem grupos étnicos ou raciais mais inteligentes, mais trabalhadores e civilizados, por natureza.

De modo a combater estes números, e na sequência do movimento e das manifestações em todo o mundo Black Lives Matter, Marta Marques, designer de moda da dupla Marques'Almeida (juntamente com Paulo Almeida) e Teresa Sousa, arquiteta e uma stylist reconhecida, decidiram agir por si. Inspirando-se em acções anti-racistas de Londres (de onde a dupla Marques'Almeida acaba de regressar, devido à COVID-19), uniram esforços e desafiaram vários artistas portugueses de diversas áreas — fotografia, design, moda, escritores — a doarem uma peça para integrar um dos três cabazes que estão em concurso.

Não nascemos racistas. Quando é que começa a discriminação?
Não nascemos racistas. Quando é que começa a discriminação?
Ver artigo

Entre sweatshirts, blusas, casacos, vestido, ilustrações, fotografias, acessórios e peças de cerâmica, neles estão distribuídos um total de 50 criações, assinados por um dos 30 nomes associados à iniciativa, todos do panorama nacional das artes, entre eles Alexandra Moura, Marques Almeida, Hibu Studio, Constança Entrudo, David Catalán, Carla Pontes, Susana Bettencourt, Maria Rita, Clara Não.

Para ter oportunidade de ganhar um dos cabazes, basta comprar um bilhete de 2€ através da plataforma PPL. Caso não ganhe, não será em vão: é que a ideia passa mesmo por reunir fundos que serão doados, na totalidade, a associações  portuguesas que lutam contra o racismo e desigualdade.

As associações serão seleccionadas e reveladas no fim do sorteio. A campanha de recolha de fundos começou a 21 de julho (já reuniu 1.697€) e termina a 18 de setembro. No site, pode ver ao pormenor o conteúdo de cada cabaz.

Pode apoiar comprando diferentes tipos de bilhetes. Por exemplo: 20€ equivalem a dez ingressos, 40€ equivalem a 20, 100€ a 50 e 200€ a 100.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.