Depois de já ter visto o seu nome dado a uma espécie de aranha (Calponia harrisonfordi) e a uma formiga (pheidole harrisonfordi), desta vez o ator das sagas "Indiana Jones" e de "Star Wars" tem a sua estreia no que toca aos répteis. A cobra, que foi batizada de Tachymenoides harrisonfordi, mede aproximadamente 40 centímetros de comprimento e apresenta uma cor preta e dourada.
Harrison Ford, conhecido por ser um ambientalista, além de vice presidente da organização não governamental Conservation International, brincou com a situação, ao dizer que os cientistas continuam apenas a dar o seu nome a animais que assustam as crianças, o que é curioso, uma vez que, segundo o próprio, citado pela BBC, canta "canções de embalar aos manjericões para que estes não tenham medo da noite".
Embora a sua personagem na saga "Indiana Jones" tenha pavor de cobras, Harrison Ford, na vida real, afirma até gostar deste animal. Diz, segundo a BBC, que sentiu uma rápida empatia com a cobra e provavelmente poderia ter sido sua amiga nos anos 60, graças “aos olhos onde nos podemos afogar, e passar a maior parte do dia a apanhar sol numa piscina de água suja”.
Edgar Lehr, cientista que fez parte desta descoberta, espera que esta seja mais uma chamada de atenção no que toca à extinção de algumas espécies animais, que afeta sobretudo répteis. Já Ford afirma que isto é “um lembrete de que ainda há muito a aprender com o mundo selvagem e que os humanos são uma pequena parte de uma biosfera incrivelmente vasta”.
O quinto filme da saga "Indiana Jones" – "Indiana Jones e o Marcador do Destino" – protagonizado por Harrison Ford estreou-se no final de junho e ainda pode ser visto nos cinemas.