Provavelmente nunca pensou nisso, mas se fizer um exercício simples de memória irá recordar que já viu imensas vezes o Rei Carlos III com as mãos nos bolsos ou escondidas atrás das costas. É muito raro ele mostrar as mãos de forma evidente, e não o faz por uma razão: por vergonha dos seus dedos de salsicha, como normalmente se chama à condição dos doentes que sofrem de Dectalite, uma condição que afeta milhares de pessoas. Uma médica especialista explica a origem destes dedos de salsicha e como isso afeta a vida dos doentes.
A dactalite é uma inflamação comum nos dedos das mãos e dos pés, que os deixam muito inchados. "Há muitas razões pelas quais uma pessoa pode sofrer de dedos em salsicha", começou por explicar a médica Chun Tang, Directora Médica da Pall Mall Medical em Manchester, em declarações ao "Daily Mail". O que acontece para que isto suceda é que o corpo promove uma enorme retenção de líquidos que se acumulam nas extremidades. As consequências mais evidentes são "as artrites, infeções bacterianas e, em situações mais graves, pode mesmo levar a tuberculose", revela a médica.
O que pode contribuir maioritariamente para esta situação são efeitos controláveis e não controláveis pelo indivíduo. O consumo excessivo de sal leva à retenção de líquidos, e pode ser controlada, mas diversas reações alérgicas a alimentos, por exemplo, ou efeitos secundários de medicamentos, ou ainda doenças auto-imunes já não podem ser controladas.
Os sintomas da Dectalite são evidentes, mas, de acordo com a médica Chun Tang, é essencial fazer primeiro "uma análise ao sangue", para saber com certeza se se trata da doença dos dedos de salsicha.
Embora tenha vergonha das mãos, o Rei Carlos III já brincou com a situação. Numa carta escrita a um amigo aquando do nascimento do Príncipe William, escreveu mesmo: "Não consigo dizer-vos como estou entusiasmado e orgulhoso. Ele parece mesmo surpreendentemente apetitoso e tem dedos de salsicha tal como os meus". Esta passagem foi divulgada no livro "Charles, The Man Who Will Be King", de Howard Hodgson.