Experiências de pós-parto há de todo o género, umas melhores outras piores. Mas a da britânica Deborah Hodge é, no mínimo, inusitada. Mãe de quatro crianças, com idades compreendidas entre os 20 e os 4, Debbie contou ao "The Sun" que, após o nascimento da mais nova, Amelia, teve relações sexuais. Não no mês seguinte mas apenas duas horas depois do parto.
"Entrei em trabalho de parto quatro dias depois da data prevista. Tudo estava a correr bem no hospital mas, numa das visitas, perceberam que o ritmo cardíaco do bebé estava a cair. De repente, estava uma equipa no quarto e eu estava a ser levada para fazer uma cesariana de emergência. Foi um choque, tudo aconteceu rapidamente. Depois do nascimento da Amelia, deram-me um quarto privado para recuperar", conta Deborah ao "The Sun".
Com a bebé no quarto, a britânica conta que estava a trocar carícias com o parceiro na cama. "Quando demos por nós estávamos a fazer sexo. Houve uma intimidade incrível entre nós. Não me senti sexy mas senti-me especial. Acabou tão depressa que não me lembro de sentir qualquer desconforto, mas pode ter sido por causa da epidural. Não estava a acreditar que o tínhamos feito - culpo o efeito da medicação", relata.
Debbie conta ainda que voltou a ter relações sexuais "três dias depois", já em casa. "Senti-me bem e experimentámos várias posições para evitar colocar pressão nos pontos. Fomos bastante criativos para evitar romper os pontos". Infelizmente, o casal acabou por separar-se, uma vez que a química que sentiam no quarto não se estendeu a outros aspectos do dia a dia. "Acho que as recém-mamãs devem voltar ao ativo no que toca ao sexo - adiar não é uma boa ideia", conclui Deborah.
De acordo com o Manuel MSD Versão Saúde para a Família, "a maioria das mulheres espera seis semanas após o parto para ter relações sexuais, até estarem completamente recuperadas". "Isso talvez possa demorar mais se o parto foi por cesariana, se houve laceração durante o parto ou se foi feita uma episiotomia (um pequeno corte na região vaginal feita pelo médico para alargar a abertura)".