Se há alguém que gosta, genuinamente, de limpar a casa, deve fazer parte de uma população de 1% a 2% (no máximo). Para ajudar a cumprir esta tarefa foram surgindo alguns aspiradores robô em forma de disco que andam sozinhos a aspirar a casa, mas Matthew Scott Hunter decidiu elevar a fasquia nas limpezas e criar um robô único e digno de estrelas.

E porquê estrelas? Ora, porque Matthew pensou juntar o seu fascínio por "Star Wars" às lides domésticas. O objetivo era construir um aspirador com a forma do R2-D2, personagem da saga, e o processo não só é impressionante, como a tarefa foi cumprida. Explicamos como.

Matthew começou por pegar num caixote do lixo para construir o corpo e a cabeça. Já as pernas foram feitas com cartolina rígida, à qual se juntaram pedaços de madeira e outros itens domésticos para tornar a estrutura resistente. Na base, os pés, estavam então os aspiradores Roomba sobre os quais a personagem de "Star Wars" se move.

A sofisticação deste projeto tomou forma quando Matthew instalou um sistema altifalante Bluetooth para que o robô pudesse fazer sons idênticos aos do R2-D2 enquanto anda pela casa. Com todos estes os elementos montados, o robô acabou por pesar cerca de 6 quilogramas.

Contudo, apesar de todos os detalhes, esta não é uma réplica exata do R2-D2, por isso Matthew Scott Hunter decidiu chamar a esta espécie de droide — robô auto-consciente como aqueles que são característicos no universo ficcional de "Star Wars" — de R9-D9.

Veja como ficou esta recriação doméstica de "Star Wars".