O Mundial de 2030 vai ser organizado por Portugal, Espanha e Marrocos e irá começar na América do Sul, sendo que os jogos inaugurais serão realizados no Uruguai, na Argentina e no Paraguai. Neste ano, celebrar-se-ão 100 anos desde a primeira edição da competição, que se realizou em 1930, que foi organizada e conquistada pelo Uruguai. Esta será a primeira vez que Portugal acolhe um Mundial, tendo recebido o Europeu em 2004.
“O Conselho da FIFA decidiu, por unanimidade, que a candidatura única será a de Marrocos, Portugal e Espanha, que acolherão o evento em 2030 e se qualificarão automaticamente a partir da atual atribuição de vagas, sob reserva da conclusão de um processo de candidatura bem sucedido conduzido pela FIFA e de uma decisão do Congresso da FIFA em 2024”, pode ler-se no comunicado divulgado pela FIFA esta quarta-feira, 4 de outubro.
“O Conselho da FIFA também concordou unanimemente que a única candidatura para sediar o Campeonato do Mundo FIFA 2030 será a candidatura conjunta de Marrocos, Portugal e Espanha”, acrescentou Gianni Infantino, o presidente. “Dois continentes - África e Europa - unidos não só numa celebração do futebol, mas também numa coesão social e cultural única. Que grande mensagem de paz, tolerância e inclusão”, continuou.
A novidade também foi dada na conta de Instagram da seleção nacional. “Juntos vamos construir o melhor mundial de sempre! Espanha, Marrocos e Portugal vão ser os anfitriões da maior competição desportiva do Mundo”, anunciaram.
O último Mundial realizou-se no Qatar, no ano passado, sendo que foi a Argentina a sagrar-se vencedora da competição. A final foi disputada com a França, que perdeu 4-2 nos penáltis.