A partir desta segunda-feira, 5 de dezembro, vai poder contar com muita chuva e algum frio. É ainda expectável que as temperaturas subam um pouco a partir de segunda-feira, pelo que o início do mês não será tão gélido assim, mas sim, acima de tudo, molhado.

As previsões foram feitas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citado pelo "Público". A chuva volta e volta com força logo na segunda-feira, pelo que talvez seja melhor fazer as compras de Natal em grandes superfícies cobertas e não tanto em mercados ao ar livre — pelo menos não antes de confirmar a meteorologia.

Casacos de penas são os melhores aliados para o frio. Eis 13 opções a partir de 35,99€
Casacos de penas são os melhores aliados para o frio. Eis 13 opções a partir de 35,99€
Ver artigo

Na segunda-feira, dois distritos de Portugal Continental estarão em alerta amarelo (indicando "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica"): Beja e Faro. Este aviso deve-se aos períodos de chuva, por vezes acompanhados de trovoada, que existirão, bem como ventos fortes.

Em Bragança e na Guarda, as máximas não irão superar os 7ºC na segunda-feira. Em Vila Real, os termómetros vão chegar a cair para os 2ºC. A temperatura mais alta será de 18ºC em Aveiro e em Faro. Lisboa atinge os 16ºC e o Porto os 15ºC. A chuva abranda na terça-feira, assim como o frio, uma vez que as máximas subirão um pouco por todo o País, permitindo-lhe aliviar nas camadas de roupa.

No segundo dia da semana, Lisboa e Porto registarão 17ºC, de acordo com o IPMA. A temperatura máxima mais fria será a da Guarda, com 10ºC. Para quarta e quinta-feira, a chuva volta, ficando cada vez mais intensa. Também poderá contar com períodos de neblina ou de nevoeiro.

O frio que se tem feito sentir não está relacionado com a "Besta do Leste", o anticiclone com origem na Sibéria, na Rússia, que poderá ser o culpado pelas temperaturas baixas dos próximos três meses, garante o IPMA. Trata-se de um fenómeno comum, que raramente chega ao sul da Europa.

Numa semana que volta a ter um feriado (na quinta-feira, 8 de dezembro, o Dia da Imaculada Conceição), existirá a possibilidade de queda de neve nas zonas montanhosas.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.