Já está online a partir desta terça-feira, 30 de julho, a nova revista digital de viagens e turismo, a TRAVEL MAGG. A publicação, que faz parte do universo MAGG, nasce com a ambição de, a curto prazo, liderar audiências neste segmento.
O projeto TRAVEL MAGG resulta de uma parceria entre a MAGG e o SAPO e terá uma ligação direta ao maior portal português, do grupo ALTICE, não só comercial como também editorial. Isto porque os conteúdos da TRAVEL MAGG poderão também ser lidos não só na homepage do SAPO como no SAPO Viagens. O publisher da TRAVEL MAGG será Ricardo Martins Pereira, fundador das duas maiores revistas digitais portuguesas, a MAGG e a NiT, que acumulará o cargo com o de publisher da MAGG.
"As viagens, a par do Benfica, são uma das grandes paixões da minha vida. Foi por isso com muita tristeza que assisti, nos últimos anos, a um abandono quase total por parte dos media tradicionais de publicações jornalísticas ligadas ao universo das viagens". As palavras são de Ricardo Martins Pereira, que entende que os jornalistas têm um papel fundamental, e não dispensável, na área do turismo.
"Esta é uma área cada vez mais entregue exclusivamente aos influencers. Mas continuo a acreditar que muita gente continua a querer ler textos informativos, reportagens, guias criados por profissionais de comunicação, jornalistas, e não deixar tudo isso na mão de tiktokers ou instagramers, que fazem um trabalho muito útil, mas que deve complementar aquilo que fazem os órgãos de comunicação, e não substituir."
A TRAVEL MAGG terá uma equipa própria, um site próprio e redes sociais próprias, mas continuará a ter uma ligação umbilical com a casa mãe, a MAGG. "Hoje em dia é muito difícil criar um projeto digital do zero sem ter um parceiro forte, sobretudo numa fase inicial, que ajude a acelerar o processo de notoriedade da marca. É fundamental que, rapidamente, as pessoas saibam que a TRAVEL MAGG existe, e ganhem o hábito de visitar a revista diariamente para estarem sempre a par do melhor que existe num mundo das viagens, seja no sudeste asiático, nas Caraíbas, na América do Sul, no Algarve, na Madeira ou em Trás-os-Montes", explica o publisher do projeto.
"A TRAVEL vai apostar muito no mercado português. Acreditamos, profundamente, que os portugueses estão cada vez mais abertos a descobrir Portugal, porque temos alguns dos melhores destinos do mundo. Não é por acaso que cada vez mais turistas de todo o mundo escolhem Portugal para as suas férias."
Os conteúdos da nova TRAVEL MAGG serão muito abrangentes. Tanto poderão encontrar artigos com promoções de última hora para viagens, como reportagens sobre novos hotéis, turismos rurais, guias extensos sobre vários países ou conteúdos mais curtos com dicas de viagem. "O nosso foco vai ser o de pensar os artigos de acordo com as necessidades e preocupações de quem gosta de viajar. E as pessoas que gostam de viajar gostam de ir a todo o lado, não gostam só de ir ao Nepal, ao Quirguistão ou fazer um safari no Quénia. Querem saber o que há de novo em Madrid, em Londres, novos museus, restaurantes, sítios giros para visitar. E é isso que vamos ter em mente, encontrar um equilíbrio entre pequenos conteúdos interessantes e curiosos sobre destinos mais perto e textos mais completos e extensos, reportagens, de destinos mais exóticos e longínquos", explica Ricardo Martins Pereira.
Muitos dos artigos vão ser pensados, também, de acordo com o perfil dos viajantes. Haverá áreas dedicadas a férias a dois, férias com filhos, férias de praia, destinos só para adultos, mas também vários rankings de avaliação de destinos, hotéis, museus, e TOP10 de sítios para conhecer.
A TRAVEL MAGG terá como diretora-executiva a jornalista Mariana Coelho, que transita da MAGG, onde assumia, essencialmente, responsabilidades na área das viagens. A direção comercial e de parcerias estará a cargo de Rita Tilly, diretora da MAGG Agency.
A cooperação entre a TRAVEL e a MAGG vai extender-se a vários níveis. Os artigos da TRAVEL MAGG estarão destacados na página principal da MAGG, numa área específica dedicada à TRAVEL, e todos os artigos da TRAVEL MAGG serão também partilhados nas redes sociais usadas pela MAGG para distribuir os seus artigos, nomeadamente as duas páginas de Facebook da MAGG e da MAGG Lifestyle, como como na página do fundador dos projetos, a página O Arrumadinho. Juntas, totalizam acima dos 250 mil seguidores.
No Instagram da MAGG, também poderá ver os artigos da TRAVEL MAGG destacados nas stories, com link direto para os artigos. "Esta é uma forma de conseguirmos gerar uma audiência forte desde o primeiro dia e habituar as pessoas que a TRAVEL MAGG é a revista onde podem encontrar tudo sobre viagens."
Já está disponível a página de Instagram da TRAVEL MAGG, que foi lançada em soft launch há pouco mais de um mês, tendo já mais de 1000 seguidores orgânicos. "Vamos criar conteúdo exclusivo para o Instagram, com reels e posts, em que vamos contar histórias e dar notícias com uma linguagem nativa da plataforma. É outra forma de gerarmos awareness para a marca TRAVEL MAGG", diz Ricardo Martins Pereira.
De acordo com Gil Moreira, Diretor-Geral do SAPO, "este lançamento consolida a oferta de conteúdos numa das áreas que mais suscitam a curiosidade e, até, a capacidade de sonhar dos nossos seguidores, com a vantagem de podermos fazer esta viagem ao lado de um parceiro do SAPO de longa data, a MAGG. É uma resposta útil e irreverente, num mercado que todos os dias exige mais informação e inovação".
Para lá da MAGG e da TRAVEL MAGG, faz parte também do grupo a MAGG Agency, uma agência de marketing digital, de influência e produção de conteúdos digitais.