Esta sexta-feira, 29 de setembro, vai ter uma desculpa para se deitar mais tarde. É neste dia que irá encontrar (mais uma) uma super Lua – e, se não conseguiu ter um tempinho para observar as anteriores, é melhor aproveitar esta oportunidade, já que é a última de 2023.
Este fenómeno ocorre quando a Lua está em fase de Lua Cheia e atinge a máxima aproximação da Terra, aparentando ser maior e mais brilhante. Esta será a quarta super lua consecutiva do ano, tendo a primeira sido registada em junho e a última em agosto.
Mas este fenómeno pode ser ainda mais especial. É que, se os astros se alinharem (vá, tivemos de fazer este trocadilho), poderá ver ainda Júpiter e Saturno no céu, de acordo com o "Space.com". E a melhor altura para se colocar à janela será um pouco depois do anoitecer, enquanto ainda houver alguma luminosidade.
Apesar de a beleza de um fenómeno como este, é de frisar que esta não será a super Lua mais brilhante do ano (ou a mais próxima do nosso planeta). Este feito pertence àquela que aconteceu no fim de agosto, a chamada Lua azul: no dia 30 desse mesmo mês, o satélite natural ficou a 357.343 quilómetros da Terra.