Foram praticamente 10 dias em que o sol brilhou, as temperaturas andaram acima dos 20 graus, e a Primavera sentiu-se mais a sério. Mas desde terça-feira, 11, e até à próxima sexta, 14 de abril, os termómetros baixam e fixam-se um pouco abaixo dos 20 graus em quase todo o país, com muitas nuves e até alguns choviscos sobretudo nas regiões mais a norte. Só que não vai durar muito. Já a partir de sexta-feira o calor volta em força, e vem para ficar, sobretudo nas regiões do sul, sobretudo no interior alentejano e no Algarve.

Ainda assim, até sexta-feira iremos continuar a ter temperaturas "normais para a época do ano", como refere Jorge Ponte, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citado pelo "Público". No site do IPMA, podemos ver já nas previsões que a partir de sexta-feira haverá "uma pequena subida de temperatura, em especial da mínima, no Norte e Centro".

Já no sábado, 15, o dia até começará com "céu muito nublado", mas só durante o início da manhã, e passará para "céu limpo a partir da tarde". Haverá depois "uma subida da temperatura, sobretudo a máxima", refere o site do IPMA.

As temperaturas deverão bater nos 30 graus em Lisboa e podem chegar até aos 34 de máximo no interior sul, Alentejo e Algarve. A norte será tudo substancialmente diferente, com uma diferença térmica substancial, já que os termómetros não deverão ir além dos 20 graus no Porto e abaixo disso no douro litoral e minho, ainda de acordo com o meteorologista do IPMA.

Já depois do fim de semana, continuarão os dias de muito calor e irão registar-se temperaturas "acima do normal para esta época do ano", prevê ainda Jorge Ponte, do IPMA, citado pelo "Público".