Na quinta-feira, 16, foi entregue o prémio mais alto de sempre do concurso televisivo espanhol "Pasapalabra" - uma adaptação do formato britânico "The Alphabet Game". Dois milhões e 270 mil euros foi o prémio que a Antena 3 atribuiu a Rafa Castaño, um jornalista de 32 anos, pela sua prestação exímia que lhe valeu a vitória frente a um dos concorrentes mais reconhecidos da história do programa - Orestes Barbero, 26, de Burgos.
Os dois concorrentes já são praticamente da casa e defrontaram-se 193 vezes desde que participam no programa, avançou o "ABC de Sevilla". Rafa venceu 74 vezes, empataram 64 e tinha sido derrotado 55 vezes por Orestes, o homem que quebrou todos os recordes ao ter participado em 360 programas de "Pasapalabra".
O sevilhano que, por sua vez, já tinha sido concorrente em 197 programas, chegou à final, na quinta-feira, com 130 mil euros acumulados face aos 200 mil euros que o concorrente de Burgos tinha acumulado desde 1 de outubro de 2021.
Bastaram cerca de dois minutos para que os 130 mil de Rafa se transformassem em dois milhões e 270 mil euros. O sevilhano, que teoricamente estaria em desvantagem face ao adversário, acertou as 25 definições de uma só vez impedindo que Orestes pudesse sequer jogar para o prémio mais alto da história do "Pasapalabra".