As mulheres não são perfeitas, mas são "indiscutivelmente melhores do que os homens", disse Barack Obama, num evento privado em Singapura. O ex-presidente dos Estados Unidos considera que se as mulheres administrassem todos os países do mundo, haveria uma melhoria geral nos padrões de vida e nos resultados.
De acordo com Obama, a maioria dos problemas mundiais nasce de pessoas mais velhas, sobretudo de homens, que fazem tudo por manter o poder, diz a BBC.
Esta ideia, justificou, vem da sua experiência no seu antigo cargo, onde conseguiu refletir sobre como seria um mundo dirigido por mulheres. "Agora, mulheres, eu quero que vocês saibam: vocês não são perfeitas, mas o que posso dizer é que são indiscutivelmente melhores do que nós [homens]", cita o canal inglês.
"Estou absolutamente confiante de que, dentro de dois anos, se todas as nações forem governadas por mulheres, veríamos uma melhoria significativa em todos os aspetos... padrões de vida e resultados."
Quando questionado sobre se tencionava voltar à liderança política, Barack Obama afirmou acreditar em líderes capazes de se afastar quando chegasse o seu momento.
"É importante que os lideres políticos se lembrem que estão lá para desempenhar um trabalho, mas que não é para a vida toda. Não devem estar lá para apoiar o seu senso de importância pessoal ou poder próprio."
Barack Obama foi presidente dos Estados Unidos entre 2009 e 2017. Desde que saiu da Casa Branca, ele e a mulher Michelle Obama criaram uma fundação para apoiar e guiar jovens lideres por todo o mundo.