No sábado, 7 de outubro, o grupo islâmico Hamas atacou território israelita. Israel declarou guerra aos palestinianos e já morreram milhares de civis, incluindo um casal israelita, que foi assassinado por membros do Hamas, mas que, antes disso, conseguiu salvar os filhos.

Os gémeos de dez meses foram encontrados mais de 14 horas depois, sem ferimentos, apenas desidratados. Itai e Hadar Berdichevsky, de 30 anos, esconderam os filhos num abrigo anti-bomba e lutaram contra os terroristas, mas não sobreviveram.

Guerra em Israel. Pode haver uma portuguesa entre os sequestrados pelo Hamas
Guerra em Israel. Pode haver uma portuguesa entre os sequestrados pelo Hamas
Ver artigo

Os bebés foram encontrados por tropas israelitas e entregues à avó. O casal morava em Kfar Gaza, a cerca de cinco quilómetros de Gaza. Os membros do Hamas entraram na casa de Itai e Hadar Berdichevsky e mataram-nos, assim como relata o "Correio da Manhã".

No sábado, o Hamas atacou, de surpresa, o território israelita. Chamaram a esta ofensiva "Tempestade al-Aqsa" e lançaram milhares de foguetes. Israel reagiu ao bombardear instalações do Hamas na Faixa de Gaza, por sua vez apelidando a operação de "Espadas de Ferro".