As autoridades vão investigar a morte de Hannah Jacobs, uma menina britânica de 13 anos que morreu depois de ter consumido uma bebida com chocolate num estabelecimento da cadeia de cafetarias Costa Café.
De acordo com o "Daily Mail", Hannah terá tido um choque anafilático depois de beber um chocolate quente. A mãe terá pedido a bebida com leite de soja antes de irem ao dentista. O jornal britânico adianta que a criança tinha alergias graves a lactose, ovos, peixe e trigo, diagnosticadas quando ainda era bebé.
O "Daily Mail" cita os representantes legais da família da criança, que garantem que a mãe de Hannah informou o funcionário das alergias da menina. Quando já estavam na sala de espera do dentista, a menina bebeu o chocolate quente mas disse à mãe que este não tinha sido feito com leite de soja.
Mãe e filha foram a correr a uma farmácia comprar um autoinjetor de adrenalina, medicamento de emergência usado para tratar reações alérgicas. Foram acionados os meios de emergência e a criança chegou a ser levada para o hospital, mas as tentativas de reanimação foram infrutíferas. Hannah morreu a 8 de fevereiro.
De acordo com o site do Hospital Amadora / Sintra, "a anafilaxia surge quando a reação alérgica é muito intensa". "No extremo, o paciente pode evoluir para um choque anafilático, que é um colapso circulatório provocado por uma intensa reação alérgica. Hoje a resposta à anafilaxia está numa caneta de injeção de adrenalina que pode literalmente salvar vidas", pode ler-se.