Pessoas que vão ao supermercado todos os dias, pessoas que passeiam cães de peluche, pessoas que vão com um ar atarefado pela avenida só para disfarçar a voltinha lúdica e subtil a que se estão a dedicar. O isolamento em casa e o distanciamento social a longo prazo mexem com a saúde mental, mas é absolutamente fundamental respeitá-los para que se contenha a propagação da COVID-19.
Foi a pensar na quantidade de pessoas que não têm seguido as regras da quarentena que dois alunos da Miami Ad School Europe, na Alemanha, criaram o projeto "Spoiler Billboard", pensado para uma possível campanha da Netflix: cartazes de rua com spoilers para séries muito populares da plataforma de streaming — desde "Stranger Things" a "Narcos" ou "La Casa de Papel" — desenhados com o propósito de incentivar a população a ficar em casa.
Atenção às imagens que se seguem — elas contêm spoilers.
Seine Kongruangkit, diretor de arte, e Matithorn Prachuabomoh (alcunha é Brave), copywriter, são a dupla tailandesa por detrás do projeto.
“A ideia começou com o Brave que queria fazer algo para o povo tailandês aumentar a conscientização sobre ficar em casa. Nós os dois temos que voltar para lá por causa da situação do vírus ”, explicou Seine ao "Bored Panda".
Depois de tentarem, sem sucesso, que algumas ideias se tornassem virais, Seine lembrou-se disto: "Tentei pensar noutras alternativas e, inesperadamente, pensei em spoilers de séries, porque é isso que a geração do millennial tenta evitar ao máximo."
Partilhou a ideia com o colega, que de imediato alinhou, contrariamente à plataforma de streaming. "Ele tentou vendê-la à Netflix Singapore, mas [a ideia] foi rejeitada porque a Netflix não quer estragar as séries."
A marca teve, entretanto, de comunicar no Twitter que a ideia era fictícia e criada pelos dois alunos.
Ainda assim, quiseram levar o projeto adiante. Não o poderiam expôr nas ruas, mas criaram um vídeo que publicaram no Instagram: usando o logotipo da Netflix, davam a entender aos seguidores que os cartazes iriam ser afixados em locais de grandes ajuntamentos.
A grande maioria das reacções ao projeto foi positiva — e quase toda a gente acreditou que se tratava de uma iniciativa da plataforma de streaming, tanto que esta teve de vir desmentir via Twitter.
Agora, os dois alunos e amigos estão a trabalhar num projeto para um hospital na Tailândia. "Este é mesmo real e queremos ajudá-los o máximo que pudermos. A situação do coronavírus em Bangkok está a piorar. Só espero que melhore rapidamente para que todos possamos continuar com as nossas vidas."