Uma estátua da princesa Diana, encomendada por William e Harry, duques de Cambridge e de Sussex, vai ser instalada no palácio de Kensington no dia em que a princesa de Gales celebraria o seu 60.º aniversário.
A homenagem será colocada no jardim daquele palácio a 1 de julho de 2021, marcando também o 20.º aniversário da morte de Diana. Encomendada em 2017, e atrasada pela pandemia, o artista responsável pela criação é Ian Rank-Broadley, o escultor e autor da imagem da rainha Isabel II nas moedas britânicas.
Além de celebrar a sua vida, a escultura de Diana terá também como objetivo apelar à reflexão sobre "a vida e o legado" de todos os visitantes do Palácio de Kensington. "A nossa mãe tocou tantas vidas", disseram os príncipes, citados pela "BBC".
Diana Spencer morreu a 31 de agosto de 1997, vítima de um trágico acidente de carro, em Paris, resultante de uma perseguição de paparazzi. Pela altura, os filhos William e Harry tinham apenas 15 e 12 anos.
Não é a primeira homenagem feita à antiga princesa de Gales. Em Londres, foram criados vários memoriais: o Diana Memorial Playground, no palácio de Kensington, Diana Memorial Fountain, no Hyde Park e ainda o Diana Memorial Walk, no palácio de St. James.