O departamento de energia dos Estados Unidos (EUA) concluiu que a pandemia da COVID-19 foi provavelmente originada por uma fuga do vírus de um laboratório. O estudo supervisiona uma rede de 17 laboratórios que abrangem pesquisas em biologia avançada, sendo considerado confiável, segundo o “The Telegraph”.
O Departamento Federal de Investigação (FBI) também culpou a fuga de um laboratório chinês pela pandemia. Especula-se, desde o seu início, que o vírus da COVID-19 escapou do Instituto de Virologia de Wuhan, na China, que recolhia e manipulava vírus de morcego.
Além disso, quatro outras agências dos EUA, juntamente com um painel nacional de inteligência, continuam a acreditar que a pandemia resultou de transmissão natural e outras duas estão indecisas quanto à sua origem, segundo o “Wall Street Journal”.
“O presidente Biden solicitou especificamente que os laboratórios nacionais, que fazem parte do departamento de energia, fossem incluídos nessa avaliação porque deseja usar todas as ferramentas para poder descobrir o que aconteceu”, disse Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional dos EUA.
Recorde-se que Li Wenliang, oftalmologista chinês no Hospital Central de Wuhan, que morreu a 7 de fevereiro de 2020, devido à COVID-19, foi considerada a primeira pessoa a alertar as pessoas sobre a pandemia e os perigos do vírus.