A operadora europeia de autocarros FlixBus disponibilizou mil bilhetes gratuitos (número que pode ser alargado conforme a necessidade) para os refugiados deslocarem-se das zonas de fronteira com a Ucrânia para várias cidades portuguesas ou europeias. Independentemente da nacionalidade, qualquer pessoa que queira sair da Ucrânia pode fazê-lo gratuitamente a bordo da FlixBus.

As viagens que partem de Przemyśl e Rzeszów, na Polónia, podem seguir diretamente para Lisboa e de Bucareste, na Roménia, há uma ligação direta ao Porto. Os refugiados podem ainda ficar noutras cidades de Portugal através das rotas criadas, assim como noutros pontos que integram a rede onde a FlixBus opera na Europa. 

No caso de Portugal, na chegada os refugiados poderão aceder nas próximas semanas a Números de Identificação Fiscal (NIF) atribuídos automaticamente pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), processo que está a ser articulado com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para dar resposta à chegada de refugiados ao País, avança o jornal "Público".

UNICEF explica o que está a ser feito na Ucrânia, qual a melhor forma de ajudar e para onde vai o dinheiro
UNICEF explica o que está a ser feito na Ucrânia, qual a melhor forma de ajudar e para onde vai o dinheiro
Ver artigo

Multiplica-se o número de refugiados que chegam à Roménia vindos da Moldávia, relata a CNN Portugal, o que pode levar ao colapso na resposta humanitária neste país. Perante a situação, iniciativas como a da FlixBus são urgentes para que a ajuda seja garantida aos refugiados noutros países da Europa com maior capacidade de acolhimento neste momento.

Adicionalmente, a empresa está ainda a recolher e a transportar bens essenciais para a Ucrânia e para a fronteira com a Polónia e a "organizar viagens charter de autocarro, em cooperação com os organismos oficiais locais e organizações não governamentais", avança em comunicado às redações, para fazer chegar o apoio necessário no decorrer da guerra.

As viagens gratuitas podem ser pedidas através da secção do site criada para o efeito, disponível em inglês e ucraniano. Para requisitar o bilhete basta enviar os dados pessoais para uma chatbox no canto inferior direito do link indicado ou enviar e-mail (service@flixbus.com.ua) com as informações pedidas na plataforma.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.