O lago Lonar, em Maharashtra, na Índia, mudou de cor nos últimos dias. Ficou cor de rosa e a explicação para o fenómeno não é definitiva, ainda que os especialistas apontem o aumento na salinidade da água, a presença de algas ou a junção dos dois acontecimentos como motivo.

Não é o primeiro lago do mundo a ficar cor de rosa: o Great Salt Lake, no estado americano do Utah, e o Lake Hillier, na Austrália, também são cor de rosa. No entanto, Gajanan Kharat, um geólogo indiano, surge num vídeo no Twitter do turismo de Maharashtra a explicar que, apesar de isto já ter acontecido antes, nunca a alteração havia sido tão diferenciadora. 

"A quantidade de água no lago diminuiu e o lago ficou mais raso, portanto, a salinidade aumentou e causou algumas mudanças internas", acredita o geólogo, que acrescentou que os especialistas também estão a analisar o possível aumento nas algas vermelhas, que também podem ser responsáveis pela mudança de cor do lago.

lago
O lago Lonar antes de mudar de cor

Amostras já estão a ser enviadas para laboratórios. Porém, só depois de análises mais detalhadas é que se pode dar uma resposta definitiva para o fenómeno.

O lago Lonar fica a leste de Mumbai e formou-se depois de um meteorito ter atingido a terra há cerca de 50 mil anos, diz a "CNN News". É uma das atrações turísticas mais importantes desta zona da Índia e é um local há já vários anos estudado por cientistas de todo o mundo.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.