Louise Aubrey, 21 anos, é uma influenciadora digital francesa com mais de 240 mil seguidores na sua página de Instagram. Devido à sua influência no meio digital, foi convidada a participar numa viagem de imprensa à região de L'Île d'Oléron, uma ilha na costa oeste francesa, junto de um grupo de influenciadores.

Esta não seria uma história minimamente relevante não fossem os contornos que ganhou depois de a influenciadora publicar uma imagem no seu perfil de Instagram com uma amiga. As duas jovens francesas surgem em lingerie, numa fotografia a chamar a atenção para a autoestima e para uma imagem corporal positiva.

"O corpo de uma mulher não existe para satisfazer julgamentos. O corpo de uma mulher não existe para satisfazer vontades. A única pessoa a quem o corpo de uma mulher tem de agradar é a ela própria", escreveu Louise Aubrey na legenda da fotografia, onde surgia com Pauline, a sua amiga de corpo curvilíneo.

Estes são os maiores influenciadores digitais de Portugal
Estes são os maiores influenciadores digitais de Portugal
Ver artigo

De acordo com o site "Insider", que relata a história, três dias depois de a influenciadora francesa publicar a imagem com Pauline, recebeu um email da agência responsável pela viagem de imprensa a retirar o convite para a mesma. "Devido às suas mais recentes publicações no Instagram, lamento informá-la que o nosso cliente já não quer que faça parte da viagem", pode ler-se na mensagem de correio eletrónico enviada pela agência.

A fotografia que causou toda a polémica

"Ao início, não percebi ao que se estavam a referir", disse Louise Aubrey à mesma publicação. Foi depois de ver as suas últimas publicações na rede social, apercebeu-se de que só podiam estar a referir-se à fotografia com Pauline. "A publicação foi feita com o intuito de fazer as mulheres sentirem-se confortáveis na própria pele, que é algo por que luto nas redes sociais", afirmou a jovem influenciadora, que salientou que a viagem em questão era focada no "wellness".

Louise Aubrey também acrescentou que, em França, "ser plus size não é associado ao wellness por muitas marcas" e que esta conclusão a fez sentir-se revoltada. Por isso mesmo, publicou várias textos nas redes sociais a partilhar o seu desagrado.

"Acho completamente chocante que uma agência tenha uma atitude destas. Como é que, em 2019, uma fotografia destas é considerada um problema?", escreveu a influenciadora.

Mas a história não fica por aqui. No seguimento da revelação do sucedido, Louise Aubrey recebeu várias mensagens de apoio de muitas seguidoras, também elas influenciadoras: uma delas revelou-lhe que deixou de colaborar com uma marca, por iniciativa desta última, por ter publicado várias imagens de pessoas curvilíneas, e não tantas de mulheres magras.

Influencers fitness plus size têm cada vez mais seguidores
Influencers fitness plus size têm cada vez mais seguidores
Ver artigo

Depois de a agência retirar o convite da marca, Louise Aubrey contactou o grupo de influenciadoras que tinham aceite fazer parte da viagem. Todas, sem exceção, recusaram-se a participar na viagem de imprensa.

"Se não fizermos a nossa voz ser ouvida, se não mostrarmos que a sociedade está farta disto e que queremos pessoas reais a partilhar valores e fotografias reais, os media e as marcas vão manter-se da mesma forma", afirmou a influenciadora digital.