Já lá vai o tempo em que as redes sociais serviam apenas para partilhar uns pensamentos e umas fotografias com os amigos e conhecidos. A realidade de plataformas como o Instagram e o Facebook, mas principalmente o primeiro, é agora totalmente diferente e muito mais comercial.
O número de seguidores nas redes sociais passou a definir as pessoas e a ser um fator importante no meio profissional. Atualmente a escolha de atrizes e modelos para determinados trabalhos depende também da sua influência digital.
Num estudo realizado pela Primetag, o Social Influence Report, analisaram-se 1.682 contas de Instagram nacionais, com um mínimo de 10 mil seguidores e mais de 52 publicações feitas ao longo de 2018. O estudo divide-se em segmentos como Moda e Beleza, Desporto e Fitness, Viagens, Gastronomia, Música, Cinema e TV, sendo que todos são dominados por mulheres, exceto no Desporto. É também nesta última área que se concentra o maior número de seguidores.
Cristiano Ronaldo e Sara Sampaio são os portugueses com mais seguidores, tendo também em conta o facto de serem já figuras públicas internacionais. Também ganham no engagement e interações. Logo abaixo destas duas páginas está a da cantora Carolina Deslandes, no que diz respeito a interações, ou seja, a média entre os gostos e comentários nas publicações.
E sobre o que é que os influenciadores falam no Instagram? Principalmente sobre marcas. Fazem tags, hashtags e publicidade às mais variadas marcas, sendo a Zara a mais popular. Curiosidade: é provavelmente a única marca que nunca faz conteúdos pagos ou ofertas.
Neste mesmo estudo, foram revelados ainda os emojis mais usados nestas páginas de Instagram. O coração vermelho é o mais usado. Logo a seguir está o emoji com corações nos olhos, o hi five e o emoji a chorar a rir.
As contas de Instagram com mais seguidores
1.º Cristiano Ronaldo (155,5 milhões)
2.º Pepe (8,3 milhões)
3.º Sara Sampaio (7,4 milhões)
4.º Ricardo Quaresma (3,2 milhões)
5.º Luís Figo (2,7 milhões)
6.º Fábio Coentrão (2,5 milhões)
7.º Renato Sanches (2 milhões)
8.º Nani (1,9 milhões)
9.º André Gomes (1,9 milhões)
10.º Nelson Semedo (1,7 milhões)
As contas de Instagram com mais seguidores no segmento Moda e Beleza
1.º Sara Sampaio
2.º Vanessa Martins (508 mil)
3.º Liliana Filipa (494 mil)
4.º Mafalda Sampaio (366 mil)
5.º Sofia Barbosa (291 mil)
6.º A Pipoca Mais Doce (267 mil)
7.º Débora Rosa (243 mil)
8.º Inês Rochinha (227 mil)
9.º Helena Coelho (223 mil)
10.º Anita da Costa (199 mil)
As contas de Instagram com mais seguidores no segmento Desporto e Fitness
1.º Cristiano Ronaldo
2.º Pepe
3.º Ricardo Quaresma
4.º Luís Figo
5.º Fábio Coentrão
6.º Renato Sanches
7.º Nani
8.º André Gomes
9.º Nelson Semedo
10.º João Cancelo (1,3 milhões)
As contas de Instagram com mais seguidores no segmento Viagens
1.º Ana Sampaio (335 mil)
2.º João Cajuda (272 mil)
3.º Honeymooners (270 mil)
4.º 55 Secrets (173 mil)
5.º Teresa Freitas (129 mil)
6.º João Bernardino (92 mil)
7.º Luís Costa (78 mil)
8.º João Miguel Simões (75 mil)
9.º Jéssica Reis (66 mil)
10.º Marta Ferreira (57 mil)
As contas de Instagram com mais seguidores no segmento Gastronomia
1.º Marco Costa (324 mil)
2.º Casal Mistério (176 mil)
3.º Vanessa Alfaro (147 mil)
4.º Mãe já não há sopa (120 mil)
5.º Ana Bravo (106 mil)
6.º José Avillez (94 mil)
7.º Tiago Pereira (79 mil)
8.º Kiko Martins (59 mil)
9.º Maria Midões (53 mil)
10.º A Pitada do Pai (47 mil)
As contas de Instagram com mais seguidores no segmento Música, TV e Cinema
1.º Rita Pereira (1, 167 milhões)
2.º Cristina Ferreira (964 mil)
3.º Daniela Ruah (951 mil)
4.º Sofia Ribeiro (820 mil)
5.º Kelly Bailey (725 mil)
6.º Sara Matos (717 mil)
7.º Carolina Patrocínio (672 mil)
8.º David Carreira (610 mil)
9.º Diana Chaves (578 mil)
10.º Ricardo Pereira (546 mil)
As marcas que os influenciadores digitais mais marcam no Instagram
1.º Zara
2.º Prozis Portugal
3.º Prozis
4.º Mango
5.º H&M
6.º Bershka
7.º Visit Portugal
8.º TVI
9.º Loavies
10.º Primark