Em Portugal estamos em plena época de exames, e quem é estudante sabe que esta época é marcada pelos altos níveis de stresse e ansiedade. A tudo isso junta-se o desejo de terminar o secundário para poderem entrar na faculdade.
Ora esse desejo é universal e invade todos os estudantes do mundo. No estado norte-americano de Virginia, uma jovem decidiu que terminar o ensino secundário era o seu objetivo de vida número um. E conseguiu, apesar de não ter sido uma tarefa fácil.
Acontece que, em 2017, Nada Edwards sofreu um grave acidente de carro que a deixou em coma. Na altura, as expectativas não eram as melhores. De acordo com o "New York Post", a mãe de Nada, Alice Edwards, contou que os médicos não esperavam que a jovem voltasse a acordar.
"Disseram-me que não achavam que ela ia voltar a acordar e que, se o fizesse, ficaria em estado vegetal. Como mãe, não se pode aceitar isso", explicou à "WTKR", cita o "New York Post". Cinco meses depois do acidente, Nada acordou do coma como se "Deus tivesse ligado um interruptor", revelou a mãe da jovem.
Depois de acordar e de ir para casa, a estudante recebeu visitas dos seus professores que a ajudaram com os trabalhos da escola durante a recuperação do acidente, tornando-lhe possível a conclusão do secundário. Desta forma, Nada Edwards conseguiu concretizar o seu objetivo principal.
Atualmente a jovem encontra-se de cadeira de rodas e a fazer fisioterapia, indica a WHIO. Num vídeo partilhado no "New York Post", a estudante surge com algumas dificuldades motoras e na fala, mas é possível observá-la a tentar voltar a andar. E foi depois de algumas semanas de prática que, no domingo passado, 16 de junho, Nada subiu ao palco, com a ajuda de um andarilho, para poder receber o seu diploma de formada.
Nas rede sociais, a mãe Alice demonstrou-se emocionada com o percurso da filha e agradeceu a todos os que as acompanharam. "Ainda estou sem palavras! Ontem [domingo, 16 de junho] foi nada menos do que incrível. Eu tenho tentado encontrar as palavras para expressar como me sinto e não consigo", começou por escrever no Facebook.
"Obrigado pelas palavras encorajadoras e por partilhar as lágrimas. Obrigado a todos por apenas terem viajado connosco. Estou muito grata à minha família e amigos por nos apoiarem ontem e todo o fim de semana que foi tão especial para nós", concluiu o discurso.