O ator norte-americano Kevin Spacey, 62 anos, está a ser acusado de cinco crimes sexuais. A acusação foi formalmente apresentada a 13 de junho deste ano, mas os alegados crimes dizem respeito a acontecimentos entre 2005 e 2013.
O ator norte-americano declarou-se inocente de todas as acusações esta quinta-feira, 14 de julho, numa audiência preparatória em Londres. Kevin Spacey ficou em liberdade, porque a justiça avaliou que não existia risco de fuga, dado o ator norte-americano colaborou com a polícia, diz o “Observador”, citando a agência Lusa.
As acusações e polémicas sobre Kevin Spacey e agressões e outros crimes sexuais não são recentes. Entre as queixas apresentadas este ano, a primeira é referente a março de 2005 e a segunda a agosto de 2008.
Os alegados crimes de agressão sexual aconteceram na zona de Lambeth, perto do teatro Old Vic, onde Kevin Spacey foi diretor artístico entre 2004 e 2015. A última acusação aconteceu em abril de 2013, em Gloucestershire. Neste momento, um dos homens que apresentou a queixa tem cerca de 40 anos e os outros dois 30.
Outra das acusações do ator, ainda de teor sexual, passa por se ter envolvido “numa atividade sexual com penetração sem consentimento”. Ainda em 2018, o ator norte-americano foi acusado de abuso sexual. Mas o caso não andou para a frente, pois o telemóvel do jovem desapareceu.
A acusação foi formalmente apresentada a 13 junho de 2021, mas o ator norte-americano apenas vai a julgamento quase dois anos depois, a 6 de junho de 2023. “O senhor Spacey nega veementemente qualquer tipo de crime neste caso”, afirmou o advogado do norte-americano, Patrick Gibbs, a 16 de junho.