
Brenda Santana, de apenas 11 anos, morreu no domingo, 9 de março, depois de inalar desodorizante por causa de um desafio da internet. De acordo com o G1, a menina brasileira chegou ao Hospital Municipal Dr. Miguel Arraes, em Bom Jardim, Rio de Janeiro, Brasil, às 16h24. A caminho do hospital teve uma paragem cardiorrespiratória, tendo chegado desmaiada. Os profissionais de saúde ainda tentaram reanimar Brenda Santana durante cerca de 40 minutos, mas sem sucesso.
De acordo com a família da criança, Brenda inalou o produto para cumprir um desafio que viu na internet. À publicação brasileira, o médico que atendeu a menina, Andrey Damasceno, revelou que “o aerossol tem partículas muito pequenas que, inaladas, rapidamente alcançam a via aérea”.
“Em grande quantidade, que provavelmente foi o que aconteceu, causa morte por asfixia. O oxigénio sanguíneo rapidamente cai, a acidez eleva-se, os sistemas entram em colapso, inclusive o cardíaco. Essa é a paragem cardiorrespiratória", acrescentou o médico.
Sabe-se ainda que a língua de Brenda Santana estava coberta por “um material esbranquiçado”. A causa da morte foi declarada como uma “possível inalação, por via oral, de desodorizante aerossol”. Contudo, as autoridades ainda estão a investigar o caso.