Leonardo Nicanor Quintero, um rapaz argentino de 12 anos, é conhecido por “professor Nico”, já que dá aulas desde os 8 anos de idade a crianças carenciadas da sua região. Mais tarde, começou também a dar aulas a adultos, tendo já recebido 36 alunos na sala de aula improvisada num quintal em San Juan, na Argentina.
Leonardo também é aluno e vai à escola de manhã, tendo de caminhar mais de meia hora para lá chegar. À tarde dá aulas na escola que criou no pátio da casa da avó Ramona das 14 horas às 18 horas ou até mais tarde. O rapaz chamou o espaço que criou com os poucos recursos que tinha de “Patria y Unidade” (“Pátria e União”), sendo que também tem um espaço para os mais novos brincarem juntos.
Apesar da escola não ter um reconhecimento oficial e a estrutura ser precária, todos levam a iniciativa muito a sério. “Eles estão a aprender, não estão a ir para brincar”, disse Mirta Donoso, uma mulher de 40 anos que já foi aluna de Leonardo.
O rapaz também se preocupa com o bem-estar dos alunos, oferecendo chá nos dias mais frios e sumo nos dias mais quentes, segundo o "Clarín". Leonardo convidou outros jovens de bairros próximos a juntarem-se a ele e, depois da avó expor a iniciativa, é aplaudido por muitos na sua comunidade e nas redes sociais.