Uma bola, aparentemente feita de metal, foi encontrada por uma mulher que caminhava na praia Enshu, em Hamamatsu, Japão, na terça-feira, 21 de fevereiro. Foi fechada uma área de cerca de 200 metros onde se encontra o objeto de 1, 5 metros de diâmetro, que está a ser investigado pelas autoridades. Desconhecendo, para já, do que se possa tratar.
Aquando da descoberta, foi chamada à praia uma equipa especializada em explosivos, cujos membros utilizaram fatos protetores enquanto analisavam a esfera, mas após terem utilizado uma tecnologia de raio-X, a polícia afastou a possibilidade de a bola ser explosiva, verificando-se que o objeto é oco por dentro. Para além disso, também nada indica que esteja relacionado com os recentes episódios de espionagem internacional por parte da Coreia do Norte ou da China. Após estas conclusões, a área envolvente foi novamente aberta.
A esfera ferrugenta de cor alaranjada tem duas pegas na superfície, o que indica que o objeto pode simplesmente ter estado preso a algo maior e ter-se soltado, e consequentemente ter dado à costa. Contudo, o objeto suscitou bastante polémica, após as recentes descobertas de balões de espionagem nos Estados Unidos e no Canadá.
A descoberta da bola gerou já bastantes palpites, alguns deles a cair para a comédia, com pessoas a sugerir que o objeto tem parecenças às bolas de ataque que surgem na série japonesa de anime "Dragon Ball". Outros acreditam ainda ser um OVNI (objeto voador não identificado) que caiu do céu, noticia o "The Guardian".
Apesar de todo o alarido, um homem local que costuma frequentar a praia diariamente afirmou ao "NHK" que a bola "já lá está há um mês", e que inclusive já a tinha tentado empurrar "mas ela não se mexeu".