Jens Nygaaard Knudsen, o homem que inventou as minifiguras da Lego, morreu na quarta-feira, 19 de fevereiro, com 78 anos, num hospital psiquiátrico em Anker Fjord, na Noruega, onde estava a ser tratado a uma doença do neurónio motor.

"A sua imaginação era fantástica. Se fizéssemos um brainstorming, ele era um furacão cerebral, porque tinha muitas ideias", escreveu o antigo colega e ex-designer da LEGO, Niels Milan Pedersen.

Também a marca de brinquedos emitiu um comunicado em homenagem a Knudsen, esta segunda-feira, 24 de fevereiro. "Estamos muito tristes em saber que Jens Nygaard Knudsen, o criador da minifigura LEGO, faleceu. Obrigado Jens, pelas tuas ideias, imaginação e gerações inspiradoras de construtores."

O porta-voz da fabricante de brinquedos homenageou ainda o impacto que Knudsen teve no rumo da marca, quer pela criação das minifiguras amarelas, lançadas em 1978, quer por outras construções.

A LEGO vai lançar tijolos de brincar que permitem aprender a ler em braille
A LEGO vai lançar tijolos de brincar que permitem aprender a ler em braille
Ver artigo

"Jens passou 32 anos com o LEGO Group e teve um impacto que poucos conseguem ter. Ele era um verdadeiro visionário cujas ideias trouxeram alegria e inspiração a milhões de construtores em todo o mundo e agradecemos-lhe por ajudar a criar alguns dos nossos temas de jogo mais amados, como o Lego Castle, o Lego Space e, é claro, a icónica minifigura Lego".

Marianne Nygaard Knudsen, mulher de Jens, falou à imprensa local sobre o trabalho do marido. "A figura foi criada para que houvesse vida nas casas. Na altura, as casas da LEGO estavam vazias, então ele criou estes homenzinhos."

Também Matthew Ashton, produtor do filme "O Filme LEGO" falou sobre como Jens havia inspirado gerações inteiras de crianças.

"Apesar de nunca ter conhecido Jens, aquilo que ele criou teve um papel enorme na minha infância, assim como para outros milhões de crianças em todo o mundo", escreveu nas redes sociais. "Sem ele, nunca teria sido inspirado a fazer as coisas que faço hoje, sem ele nunca teria a profissão que tenho hoje. Que homem incrível, e que incrível legado que deixou."

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.