Steve Harwell, o antigo vocalista da banda norte-americana Smash Mouth, morreu aos 56 anos. O anúncio foi feito esta segunda-feira, 4 de setembro, pelo agente do grupo, Robert Hayes, pouco depois de este se ter pronunciado em relação à gravidade da doença do músico, segundo a "LAD Bible".
De acordo com o agente, Harwell partiu "rodeado pela família e pelos amigos", avança a mesma publicação, acrescentando que o artista morreu na sequência de insuficiência hepática, motivo pelo qual deixou a banda em 2021. O artista foi, posteriormente, substituído pelo cantor Zach Goode.
Steve Harwell morreu na sua casa, na cidade de Boise, no estado norte-americano do Idaho, ainda de acordo com as declarações do representante do grupo. "Dito isto, o legado de Steve viverá através da música", acrescentou Robert Hayes, citado pela "LAD Bible".
"Com Steve, Smash Mouth vendeu mais de 10 milhões de álbuns em todo o mundo e liderou os rankings com dois singles de sucesso #1, cinco singles no Top 40, três singles no Hot 100, quatro singles na Billboard, 200 álbuns e uma nomeação para os Grammys, sem descurar as centenas de colocações no cinema e na televisão e, claro, as características musicais de 'Shrek'", cuja banda sonora comporta êxitos como a sua reinterpretação de "I'm a Believer", dos Monkees, lê-se no comunicado.
Nascido em Santa Clara, na Califórnia, em 1967, Steve Harwell foi responsável pela fundação dos Smash Mouth, em 1994. O primeiro êxito chegou logo após a estreia do primeiro álbum, "Fush Yu Mang", em 1997, que trouxe o single "Walkin’ on the Sun". O cantor teve apenas um filho, Presley Scott Harwell, que morreu aos 6 meses, em 2001, por causa de uma leucemia.