Gordon Ramsay voltou a errar nas receitas portuguesas. Depois de um pequeno-almoço supostamente típico em Portugal, feito com ovos e porco preto em vez de ser, por exemplo, um simples café com pastel de nata numa pastelaria portuguesa, o chef voltou a recriar uma receita nossa, desta vez uma bifana. Problema: aquilo que diz ser "uma bonita e tradicional bifana" é apenas uma sandes de aspeto apetitoso, mas que nada tem que ver com aquela que pedimos numa tasca ou café da esquina.

A propósito da terceira temporada do programa "Uncharted", da National Geographic, Gordon passou por Portugal para conhecer a nossa gastronomia, andar por entre vinhas e provas de vinhos e fazer alguns pratos portugueses. A receita da bifana foi partilhada este domingo, 22 de agosto, nas redes sociais e não tardaram as criticas ao chef.

Primeiro, porque em vez de fritar a carne como manda a receita original, Gordon decidiu grelhá-la, segundo, porque adicionou ao pão tudo o que não leva uma bifana: queijo, rúcula, cebola e pimento. É preciso dizer a Gordon Ramsay que pode até ficar bom (aquele queijo derretido faz esquecer a polémica por breves instantes), mas não é assim que se faz. E houve quem se prontificasse a explicar.

Gordon Ramsay faz "pequeno-almoço português" com ovos e porco preto. E as reações são hilariantes
Gordon Ramsay faz "pequeno-almoço português" com ovos e porco preto. E as reações são hilariantes
Ver artigo

"Bifana é um prato típico português criado em Vendas Novas. Consiste em febras de porco, cozinhadas à base de alho, vinho, que se põe dentro de pão aquecido. Normalmente são temperadas com mostarda ou molho picante. Este prato é servido tipicamente nas Festas Populares. Obrigado", explica detalhadamente um utilizador do Twitter nos comentários da publicação de Gordon.

"Nunca pensei dizer isto, mas no que toca a bifanas, a tasca fá-las melhor do que o Gordon Ramsay", diz outro e há ainda quem tema o que faria o chef à receita original de uma francesinha ou de um cozido à portuguesa. "De certeza que quando for fazer o cozido português vai fritar metade das coisas".

A situação caricata fez com que a publicação no Twitter alcançasse mais de 1.800 comentários e mais de 600 retweets. E ainda só passou na televisão dos EUA. A Portugal, os episódios de "Uncharted" só chegam a 15 de outubro.

Até lá, fica uma série de recomendações para que Gordon Ramsay prove uma verdadeira bifana portuguesa. Os internautas deixaram várias sugestões, começando pela mais conhecida: as bifanas de Vendas Novas, que podem ser provadas no Império das Bifanas, na rua São João de Deus Nº35, em Vendas Novas, onde Gordon vai encontrar bifanas "dignas de representar o município seja onde for", diz no Tripadvisor quem já teve a oportunidade de provar.

Outros sítios para provar é na Bifana Rústica, em Vila Nova de Gaia, e no Conga - Casa Das Bifanas, no Porto.

Em Lisboa, uma ida às Bifanas do Afonso, na rua da Madalena Nº146, é mais uma forma de comer a típica bifana, num pão "recheado com febras de porco, cozidas com alho e vinho e temperadas com mostarda ou molho picante", conforme é descrito no Instagram. Também em Lisboa, o Trevo é um dos sítios recomendados para dar uma trinca na carne suculenta e pão estaladiço.

As bifanas do Afonso
As bifanas do Afonso créditos: instagram

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.