A intenção até era boa (mostrar como fazer um pequeno-almoço com ingredientes made in Portugal) mas o resultado não agradou aos internautas portugueses. De passagem por Portugal para gravar um episódio para a terceira temporada da série "Gordon Ramsay: Uncharted" (que estreia a 15 de outubro no National Geographic), o chef britânico preparou um pequeno-almoço com ovos e bacon produzidos por cá, e apelidou a refeição de "pequeno-almoço português perfeito".

Choveram críticas e piadas e também sugestões daquilo que é o "pequeno-almoço português perfeito", desde torradas com galão até sopa de cavalo cansado.

Gordon Ramsay faz "pequeno-almoço português" com ovos e porco preto. E as reações são hilariantes
Gordon Ramsay faz "pequeno-almoço português" com ovos e porco preto. E as reações são hilariantes
Ver artigo

Para que Gordon Ramsay não fique sem opções, da próxima vez que visitar Portugal, deixamos 11 sugestões de pastelarias e confeitarias, de norte a sul do País, onde o chef pode provar o que de melhor se come por cá de manhã (e a qualquer hora do dia, para sermos honestos).

Pastelaria Restelo - O Careca (Lisboa)

Falar de croissants em Lisboa é falar d'O Careca. A pequena pastelaria, situada no coração do bairro do Restelo, é local diário de romaria por causa da explosiva combinação de massa folhada e cobertura pegajosa e crocante de açúcar. Os palmiers (simples, com cobertura de açúcar ou doce de ovos) também são de comer e chorar por mais.

R. Duarte Pacheco Pereira 11D, 1400-139 Lisboa, Portugal
213 010 987
O famoso croissant d'O Careca
O famoso croissant d'O Careca

Pastéis de Belém (Lisboa)

Ir a Lisboa e não comer um pastel de Belém é como ir a Roma e não ver o Papa. Aberta desde 1837, a fábrica dos pastéis de Belém produz diariamente fornadas e fornadas desta deliciosa iguaria, ideal para o pequeno-almoço, para o lanche e para outro qualquer momento em que nos apeteça algo doce. Quentes ou frios, uma coisa é certa. É difícil comer só um.

Rua de Belém nº 84 a 92 1300 – 085 Lisboa
21 363 74 23
pasteis de belem
créditos: DR

Padaria Portuguesa (Grande Lisboa)

Houvesse uma Padaria Portuguesa em cada País e nunca mais ninguém comia cereais ao pequeno-almoço. Não menosprezemos a conveniência e os preços acessíveis desta cadeia de padarias que, recentemente, abriu a primeira loja em Setúbal. Imprescindível provar o pão de Deus, que agora também vem em versão XL.

Pão de Deus da Padaria Portuguesa
Pão de Deus da Padaria Portuguesa
Ver localizações aqui

Pastelaria e Confeitaria Ramos (Aveiro)

"A torrada e galão da Ramos são os melhores de Aveiro. Não comes uma torrada assim em mais lado nenhum porque eles fazem o pão de forma e não vendem a ninguém. No final pedes um húngaro para acompanhar o café". A sugestão é do cozinheiro e foodie André Cabrita, que já nos tinha dado dicas sobre os melhores restaurantes de Portugal. Nós acrescentamos, já que está em Aveiro, os ovos moles. Pode ir à confiança, chef Ramsay.

Av. Dr. Lourenço Peixinho, 86 a 88 3800 - 159 Aveiro
234 423 289

Pastelaria Gomes (Vila Real)

Para quem gosta de salgados ao pequeno-almoço, nada como ir até Vila Real comer um covilhete. E o que é um covilhete? É um pastel de massa folhado redondo, recheado com carne picada. Na Pastelaria Gomes, também há bola de carne e, para quem gosta de doçaria, as Cristas de Galo ou os Pitos de Santa Luzia.

Rua António Azevedo 2 5000-514 Vila Real
259309710

Confeitaria Belo Mundo (Porto)

Lanches, lanches, lanches. Não a refeição mas sim aquele retângulo delicioso, feito de massa recheada com fiambre e queijo, servido ainda meio quente. Na Belo Mundo, há lanches para todos os gostos, desde o misto ao especial (com bacon tostadinho).

Rua de Santa Catarina 542, 4000-446 Porto
22 205 2686
Lanche misto
Lanche misto

Padaria Ribeiro (Porto)

Comer um lanche acabadinho de sair do forno ou um croissant tipo brioche numa padaria fundada em 1878? É para já. Então se forem acompanhados por um galão escuro, de máquina, ainda melhor. Na Padaria Ribeiro há três tipos de croissants (amanteigados, folhados e integrais), além de uma seleção de pães, salgados e doces de fazer corar qualquer grande superfície. Começamos por onde? Escolhas, escolhas...

Croissants da Padaria Ribeiro
Croissants da Padaria Ribeiro
Ver localizações aqui

Confeitaria Petúlia (Porto)

É rissol que quer com a bica? Há. Está mais numa de um pastel de Chaves com meia de leite? Também há. Acordou com gulodice e vai arriscar tudo na bola de Berlim, no Napoleão ou no éclair? Claro que se arranja. Nesta confeitaria, situada no coração do Porto, o que não há é espaço para ter fome.

Rua Júlio Dinis Nº 775, 4050-326, Porto
226 066 181

Mabi (Vila Nova de Milfontes)

Uma das muitas boas razões que levam milhares a passar férias no litoral alentejano são os croissants da Mabi. Há com recheio de tudo e mais alguma coisa, desde o chocolate ao doce de amora, passando pelo doce de ovo com amêndoa. Bolas de Berlim também as há, com creme, sem creme ou com chocolate.

Largo de Santa Maria 25a, 7645-313 Vila Nova de Milfontes
283 998 677

Pastelaria Helydoce (Lagoa)

Doce Fino do Algarve (aquelas miniaturas fofinhas, em forma de frutas ou animais), Dom Rodrigos, Morgadinhos, logo pela manhã? Aceitamos. Se os ares do mar lhe abrirem o apetite, há pão com torresmos, pão com chouriço, miniaturas, bolas de Berlim, rins... é só escolher.

R. Francisco Sá Carneiro LE, 8400-386 Lagoa
282 342 302

Pastelaria Beira-Mar (Quarteira)

Sem dúvida, um dos segredos mais bem guardados do Algarve, onde se pode tomar um pequeno-almoço verdadeiramente à portuguesa, mesmo que à volta seja só bacon, ovos e feijões. Dos doces aos salgados, passando pelos imprescindíveis croissants, a Beira-Mar é portuguesa, com certeza, ou não corresse por aí à boca pequena que são os melhores pastéis de nata da região.

Av. Infante de Sagres 61A, 8125-156 Quarteira
289 314 748

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.