De passagem por Portugal para gravar um episódio para a terceira temporada da série "Gordon Ramsay: Uncharted", que estreia a 15 de outubro no National Geographic em Portugal, o chef britânico Gordon Ramsay preparou um pequeno-almoço com ovos e bacon produzidos por cá. O problema é que lhe chamou de "pequeno-almoço português perfeito" na partilha que fez no Twitter e os comentários não tardaram. É que, afinal, ovos com bacon é a forma tradicional de os ingleses começarem o dia e não em Portugal. Por cá, há outras sugestões.

"Isto é o pequeno-almoço português perfeito: galão com torrada", diz um dos internautas. "Sopas de cavalo cansado", feitas com vinho tinto, açúcar ou mel e pão duro, é a sugestão de outro. Não falta também o clássico café com pastel de nata nos comentários.

O galão com torrada é reforçado por mais um utilizador que comenta: "Olá, Gordon. Não me leve a mal, mas o número de pessoas que come esse pequeno-almoço em Portugal é igual a zero. Torrada com galão. É isso que precisa de aprender". Entre os mais de 200 comentários, além de mais de mil retweets, está ainda um utilizador que faz uma crítica mais dura. "Um prato de sopa estaria mais perto do pequeno-almoço tradicional português de antigamente do que bacon e ovos", diz. 

Há ainda quem tente explicar ao chef o que está errado no facto de chamar à receita partilhada no YouTube de pequeno-almoço português. "Um pequeno-almoço inglês com ingredientes portugueses não o torna português", comenta um utilizador. "Gordon, querido, peço desculpa dizer-lhe, tenho a certeza de que teve pelo menos uma pessoa a investigar, mas isto não é pequeno-almoço, isto é almoço e, ainda assim, a carne de porco preto é uma ocasião especial para a maioria de nós", pode ler-se noutro comentário.

O teaser do vídeo de YouTube foi suficiente para as críticas, embora no vídeo completo o chef tenha mostrado outros preparos que os mais atentos não deixaram passar. 

Primeiro, preparou os vegetais e salteou-os em azeite, depois, noutra frigideira, cozinhou lentamente os ovos. Novo problema: colocou azeite e manteiga, algo que também foi criticado no Twitter e no YouTube. Mais adiante, passou ao centro da polémica, o bacon, que o chef elogiou por tratar-se de bacon de porco preto, "um dos melhores porcos no mundo". "Porcos felizes, bacon delicioso", disse Gordon.

Cliente critica Gordon Ramsay depois de pagar 25€ por cinco fatias de carne com batatas fritas
Cliente critica Gordon Ramsay depois de pagar 25€ por cinco fatias de carne com batatas fritas
Ver artigo

Ainda que ninguém tenha ido contra esta afirmação, o pequeno-almoço preparado debaixo de uma árvore com 500 anos nas Vinhas de Colares, como Gordon Ramsay anuncia, já ficou na memória dos portugueses (e não pelas melhores razões).

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.