Uma idosa de 92 anos e um rapaz jovem cruzam-se no Gramercy Park, na Terceira Avenida, em Nova Iorque. Nesse momento, de repente e sem nenhum motivo aparente, ele empurra-a na cabeça e ela cai no chão, batendo numa boca de incêndio. Ele dá conta do acontecimento e segue caminho. É esta a sequência de acontecimentos que está visível num vídeo vigilância que está a gerar revolta nos Estados Unidos.
O suspeito do ataque é Rashid Brimmage, 31 anos, que entretanto já foi detido pelo departamento da polícia de Nova Iorque, avança o canal CBS. A vítima, entretanto, teve de ser transportada para o hospital, com lesões num braço.
"Não acredito que alguém pudesse fazer isto" disse a mulher ao canal, na terça-feira, 16 de junho. "Com a viseira e a máscara, ele mal viu a minha cara", comentou a mulher, que admite que a partir de agora não se sente segura a andar sozinha na rua.
Fontes da polícia avançam que Brimmage é um criminoso com cadastro, que já foi preso cerca de 100 vezes. Alguns dos episódios que levaram às detenções incluem agressão, assédio, resistência à polícia e assédio sexual persistente.
Segundo a NBC, o homem tem um historial muito vasto relacionado com distúrbios psicológicos. Desde fevereiro que foi detido três meses: a 9 de março terá dado um murro a um rapaz de 29 anos, numa pizzaria em Manhattan, umas semanas antes deu um murro a uma mulher de 39 anos no Dunking'Donuts, no Bronx, e a 4 de fevereiro agrediu outro homem de 39 anos, no mesmo local.
Em todos estes casos, Brimmage recebeu um DAT (desk appearence ticket), documento que o permite sair em liberdade, tendo depois de comparecer no julgamento, na data nele estabelecida.