O presidente da federação espanhola de futebol deverá demitir-se na assembleia geral extraordinária que acontece esta sexta-feira, 25 de agosto, após ter beijado na boca a futebolista Jenni Hermoso na entrega de medalhas da seleção espanhola na final do Mundial de futebol feminino, este domingo, 20 de agosto.

Luis Rubiales, que está no cargo há cinco anos, já terá comunicado esta decisão à sua equipa, mas ainda não a tornou pública. Tal advém não só do beijo na boca dado à futebolista contra a sua vontade, como também do gesto de agarrar os genitais como forma de insulto à equipa adversária, a seleção inglesa.

Futebolista fala pela primeira vez após beijo na boca de presidente e pede "medidas exemplares"
Futebolista fala pela primeira vez após beijo na boca de presidente e pede "medidas exemplares"
Ver artigo

Neste caso, a abertura do processo disciplinar pela FIFA pelos seus comportamentos violarem dois artigos do regulamento, acabou por ser o golpe final, segundo a “Marca”. A intenção do presidente não era renunciar, mas as críticas e a perda de apoio no mundo desportivo, como o pedido de renúncia de Yolanda Díaz, vice-presidente e ministra interna do Trabalho e Economia Social, as três denúncias recebidas no Conselho Superior do Desporto (CSD), o facto de Pedro Sánchez considerar o comportamento “inaceitável”, e a declaração de Jenni Hermoso, em que o sindicato Futpro pedia “medidas exemplares” para o sancionar, culminou nesta decisão.

O Comité de Integridade da Federação ainda considerou desqualificá-lo para evitar uma sanção maior. Caso tal acontecesse, a suspensão iria variar entre dois a seis meses, e a medida tinha de ser aceite pelo CSD. A desqualificação iria impedir a abertura de um processo do órgão jurídico desportivo e a nomeação de um vice-presidente para desempenhar as funções de Luis Rubiales durante a sua ausência, e permitiria que o presidente retornasse ao seu cargo atempadamente para preparar o ano de 2024 que, sendo um ano olímpico, haverá eleições para a presidência, revela o “Mundo Desportivo”.