Um tiroteio na escola Vertola, na cidade finlandesa de Vantaa, resultou na morte de uma criança de 12 anos. Duas crianças, também da mesma idade, ficaram feridas. De acordo com o canal de televisão finlandês Yle, o autor dos disparos, uma criança da mesma idade das vítimas, foi detida noutra localidade, a cerca de cinco quilómetros da escola.
A criança terá usado uma arma legal, propriedade de um familiar. De acordo com a lei finlandesa, o autor do tiroteio não pode ser responsabilizado pelos crimes cometidos (um homicídio e duas tentativas de homicídio) devido à sua idade.
Após o alerta ter sido dado, por volta das 9 horas da manhã, todas as escolas e creches das imediações receberam ordens para fechar, com cerca de 830 pessoas, entre professores e alunos, protegidos dentro dos edifícios. As portas foram reabertas três horas depois.
Segundo Henri Henri Rikander, professor de Direito na Finlândia, este tipo de tiroteios são um acontecimento "muito raro" no país. "O tipo de arma, uma arma de fogo, também é excecional neste caso. Pesquisas feitas em ambiente escolar indicam que 6% dos estudantes dizem trazer consigo armas brancas", relata o académico ao Yle.