Não vale a pena mentir: ainda que seja errado, andar numa autoestrada vazia é, quase sempre, sinónimo de acelerar mais do que o que seria suposto. Na Hungria, há uma boa razão para não o fazer – é uma estrada musical, onde poderá ouvir uma melodia, caso respeite meticulosamente o limite de velocidade.
A chamada Estrada 37, inaugurada em novembro de 2022, está localizada no nordeste do país, indo da cidade de Felsőzsolca à de Sátoraljaújhely, que fica na fronteira com a Eslováquia, segundo o "Hungary Today". O alcatrão está recheado de guias sonoras que tocam uma música típica da Hungria, "Érik a szőlő" ["As uvas estão a amadurecer", em português], algo que também acarreta o seu próprio simbolismo, já que a estrada passa por uma das zonas vinícolas do país.
Para poderem ouvir esta melodia, que é produzida pelo atrito provocado entre os pneus dos carros e as guias sonoras, os condutores têm de andar a uma velocidade específica: 80 quilómetros/hora (40 quilómetros a menos que o limite máximo em Portugal, que é de 120 quilómetros/hora). E sim, se conduzir um pouco mais devagar (ou mais depressa), a melodia fazer-se-á ouvir na mesma, mas vai parecer distorcida.
O vídeo ficou viral no Twitter e conta com mais de 6 milhões de visualizações na plataforma. No entanto, a Hungria não é o único local onde poderá deparar-se com uma estrada tão animada quanto esta. Os utilizadores da mesma rede social apontaram outros países, como o Japão, a Coreia do Sul, os Estados Unidos da América – e, mais perto de Portugal, também a França e a Dinamarca contam com infraestruturas deste género.