Os funcionários públicos convocaram uma greve para quinta-feira, 20 de maio, que afetou a recolha noturna do lixo em pelo menos nove concelhos, desde Loures a Setúbal. A adesão foi de 100% em alguns deles, embora em Lisboa e Sintra tenha sido "muito significativa", segundo o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins (STAL) em comunicado.

Até às 7h desta manhã a adesão à greve na recolha do lixo era de 80%, segundo o coordenador da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, Sebastião Santana, à agência Lusa, citado pela TVI24. "Ainda estamos a recolher mais dados, mas em alguns concelhos a paralisação terá sido total". É o caso de Loures, Odivelas, Amadora, Moita, Évora, Seixal, Palmela, Almada e Setúbal, cuja adesão foi de 100%, de acordo com o STAL. Quanto a Lisboa e Sintra, a adesão foi "muito significativa", continua.

Foi feito um pré-aviso de greve, pelo que a Câmara Municipal de Lisboa emitiu um comunicado a dar conta das perturbações na recolha de lixo, esclarecendo que após a greve seriam feitos esforços para regularizar a situação. "Após este período, procederemos à rápida normalização do sistema de remoção de lixo e atividades complementares, como a recolha de lixo volumoso", pode ler-se no site do município.

Rapariga que vestia camisola da PSP é procurada. Uso de farda oficial é considerado crime
Rapariga que vestia camisola da PSP é procurada. Uso de farda oficial é considerado crime
Ver artigo

Além da recolha de lixo que marcou a noite desta quarta-feira, a greve de 24 horas para a administração local e central, exceto o setor da saúde, continua com uma concentração nacional junto ao Palácio da Ajuda, em Lisboa.

A razão da paralisação, que marca o dia nacional de luta convocado pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, tem que ver com a reivindicação de melhores salários — num valor de 90€ para todos os trabalhadores — valorização das carreiras, melhores serviços públicos, revisão da Tabela Remuneratória Única e revogação do Subsistema de Avaliação do Desempenho dos Dirigentes da Administração Pública (SIADAP).

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.