Depois da inauguração da praia fluvial da Amieira, em Portel, o Alentejo prepara-se para abrir portas a mais um espaço para mergulhos. Mas não só.
Chama-se Praia Fluvial de Cinco Reis — fica na albufeira da barragem com o mesmo nome—, e está inserida no complexo do Alqueva, no concelho de Beja. A abertura está prevista para daqui a dois meses, portanto, ainda no verão de 2020.
A Praia Fluvial Cinco Reis junta-se assim às outras três da região: a de Monsaraz, em Reguengos de Monsaraz, de Mourão e da Amieira, em Portel.
Com 265 metros de frente de praia, fará parte do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva. Vai incluir apoio de praia, com recepção, bar, instalações sanitárias, parque infantil, equipamentos para atividades náuticas, uma área arborizada, um circuito de manutenção, aos quais se juntam percursos pedonais e pontos de observação de aves.
O projeto, financiado pela Câmara de Beja, pelo Turismo de Portugal e pelo Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, tendo um investimento superior a 730 mil euros, diz o site de notícias alentejano "Tribuna".