Começou a circular na tarde de segunda-feira, 26 de setembro, na rede social Reddit, uma captura de ecrã de um resultado de candidatura ao Mestrado Integrado em Medicina na Universidade Católica Portuguesa (UCP), no ano letivo 2022/2023. Na imagem lê-se que o aluno, com média de 158,1, foi admitido por fazer parte da lista de “descendentes em linha recta de beneméritos insignes da Universidade” - pessoas ou entidades que tenham prestado apoio ou serviço significativo à instituição.
A polémica gerou-se no Reddit, onde vários utilizadores se questionaram sobre a honestidade do processo das candidaturas ao ensino superior, uma vez que o estudante admitido teria uma média de candidatura inferior a outros candidatos. Segundo o documento ao qual o “Polígrafo” teve acesso, dos 87 candidatos, 17 viram a entrada no curso condicionada à existência de vagas, ainda que 16 destes tenham tido uma média superior à do candidato em questão.
A Universidade Católica Portuguesa (UCP) é a primeira instituição de ensino superior privada autorizada a formar futuros médicos. Segundo o regulamento da universidade, são considerados “descendentes de beneméritos insignes da UCP” os filhos, netos, e bisnetos que se candidatarem durante a vida do próprio.
A instituição reserva “vagas supranumerárias nos seus cursos de 1.º ciclo", até ao máximo de “3% do número de vagas de cada curso”. Este ano foi apenas admitido um aluno nesta condição.