Começou a circular na tarde de segunda-feira, 26 de setembro, na rede social Reddit, uma captura de ecrã de um resultado de candidatura ao Mestrado Integrado em Medicina na Universidade Católica Portuguesa (UCP), no ano letivo 2022/2023. Na imagem lê-se que o aluno, com média de 158,1, foi admitido por fazer parte da lista de “descendentes em linha recta de beneméritos insignes da Universidade” - pessoas ou entidades que tenham prestado apoio ou serviço significativo à instituição. 

Captura de Ecrã
Captura de Ecrã créditos: Twitter

A polémica gerou-se no Reddit, onde vários utilizadores se questionaram sobre a honestidade do processo das candidaturas ao ensino superior, uma vez que o estudante admitido teria uma média de candidatura inferior a outros candidatos. Segundo o documento ao qual o “Polígrafo” teve acesso, dos 87 candidatos, 17 viram a entrada no curso condicionada à existência de vagas, ainda que 16 destes tenham tido uma média superior à do candidato em questão.

Guia de sobrevivência para os caloiros que acabam de chegar ao Ensino Superior
Guia de sobrevivência para os caloiros que acabam de chegar ao Ensino Superior
Ver artigo

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) é a primeira instituição de ensino superior privada autorizada a formar futuros médicos. Segundo o regulamento da universidade, são considerados “descendentes de beneméritos insignes da UCP” os filhos, netos, e bisnetos que se candidatarem durante a vida do próprio.

A instituição reserva “vagas supranumerárias nos seus cursos de 1.º ciclo", até ao máximo de “3% do número de vagas de cada curso”. Este ano foi apenas admitido um aluno nesta condição.