António Costa, testou positivo à COVID-19 esta terça-feira, 1 fevereiro. A notícia foi avançada pelo gabinete do primeiro-ministro, que detalhou que o resultado foi obtido através de "um autoteste de rotina à COVID-19" e foi confirmado por um "teste antigénio", cita a RTP.
O primeiro-ministro e secretário-geral do Partido Socialista (PS), que conseguiu a maioria absoluta nas eleições legislativas deste domingo, 30 de janeiro, deverá agora ficar afastado da vida política para cumprir “um período de isolamento de sete dias”. Contudo, sabe-se que o primeiro-ministro está assintomático.
O facto de estar infetado com COVID-19 impede António Costa de reunir com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esta quarta-feira, como estava previsto. Ao longo desta terça-feira Marcelo recebe o Livre, o PAN, o BE e o PCP, e quarta-feira fica reservada para os restantes partidos com assento parlamentar: Iniciativa Liberal, Chega e PSD — ficando agora de fora o PS.
Portugal regista 50.888 novas infeções nas últimas 24 horas e mais 63 mortes, de acordo com o boletim epidemiológico avançado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).