Estamos a menos de um mês do início do verão, que começa a 20 de junho, mas parece que a estação mais quente do ano vai chegar mais cedo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vai ser já a partir desta terça-feira, 28 de maio, que as temperaturas vão ser mais elevadas do que 30ºC em vários pontos do País.

Embora esta segunda-feira, 27, seja esperado "céu pouco nublado ou limpo", com "vento moderado a forte no litoral e nas terras altas", as temperaturas máximas vão estar compreendidas entre os 21ºC (Viana do Castelo, Porto e Leiria) e os 31ºC (Faro). Lisboa não vai passar dos 22ºC e Setúbal dos 26ºC.

Entretanto, a partir de terça-feira, 28, os termómetros vão começar a subir gradualmente. Nesse dia, Lisboa já contará com 26ºC de máxima e Setúbal com 31ºC – mas o distrito que vai contar com a temperatura mais alta é Beja, que vai fixar-se nos 34ºC. Distritos como Castelo Branco, Portalegre e Santarém vão andar entre os 32ºC e os 33ºC.

O Swift menos conhecido. Quem é Austin, o irmão ator, produtor de Taylor (que é Pai Natal nos tempos livres)
O Swift menos conhecido. Quem é Austin, o irmão ator, produtor de Taylor (que é Pai Natal nos tempos livres)
Ver artigo

Na quarta-feira, 29, volta a sentir-se um aumento das máximas e os termómetros vão chegar a marcar 36ºC, como acontece em Évora. O distrito que registará a temperatura mais baixa é o Porto, que se ficará pelos 20ºC de máxima, enquanto Lisboa vai chegar aos 28ºC, Bragança e Viseu aos 30ºC, Vila Real e Braga aos 31ºC, Setúbal e Portalegre aos 33ºC, Santarém aos 34ºC e Beja aos 35ºC.

Quanto às mínimas, estas continuarão relativamente baixas. Esta segunda-feira, 27 de maio, estarão compreendidas entre os 7ºC e os 15ºC, sofrendo um ligeiro aumento na terça-feira, 28, dia em que se vão fixar entre os 9ºC e os 18ºC. Já esta quarta-feira, 29, não serão mais elevadas do que 18ºC, nem mais baixas que 12ºC.