Começou a circular em junho de 1892 e desde então que tem servido para transportar para cima e para baixo milhares de pessoas que têm de passar por uma das encostas mais íngremes de Lisboa. O Ascensor da Bica leva diariamente à boleia mais de 1.400 pessoas entre o Largo do Calhariz, perto do Bairro Alto, e a Rua de São Paulo, em Santos. No entanto, quem precisar de fazer este percurso vai ter de procurar alternativa. É que o elevador vai estar parado durante cinco semanas já a partir da próxima segunda-feira, 4 de novembro.

A indicação é avançada pela própria Carris através do seu site oficial, que diz que o motivo para imobilização se deve a trabalhos de manutenção. "A partir de 4 de novembro (segunda-feira), e por um período previsto de cinco semanas, o Ascensor da Bica estará imobilizado para manutenção", lê-se na nota de imprensa.

Lisboa está a encher-se de azulejos que contam histórias de moradores despejados das casas
Lisboa está a encher-se de azulejos que contam histórias de moradores despejados das casas
Ver artigo

À revista "Time Out", um representante da Carris diz que esta se trata da uma "reparação intermédia que se realiza preventivamente de quatro em quatro anos", mas a mesma fonte relembra que o ascensor já tinha sido alvo de uma reparação geral em meados de 2017.

O Ascensor da Bica, que em 2002 foi classificado como Monumento Nacional, percorre um trajeto de cerca de 283 metros diariamente. O elevador, que antes utilizava motores a vapor e agora é eletrificado, tem capacidade para transportar um total de 23 passageiros — nove sentados e 14 em pé.