Em 2024, os estudantes vão ter mais uma razão para sorrir. Isto porque o passe Navegante vai começar a ser gratuito para os estudantes até aos 23 anos e pode ser carregado já a partir desta terça-feira, 26 de dezembro, segundo a Transportes Metropolitanos de Lisboa.
O passe Navegante, que permite viajar em toda a Área Metropolitana de Lisboa, já era gratuito para os jovens estudantes residentes na capital, uma medida promulgada pela Câmara Municipal. Contudo, a partir de 1 de janeiro de 2024, que está a menos de uma semana de distância, será alargada a todos os estudantes.
Os detentores do passe navegante 4/18 ou sub23 necessitam de carregar o seu passe mensal, como habitualmente o fazem, mas agora sem custos para os utilizadores. Este carregamento já está disponível em toda a rede existente dos operadores de transporte na área metropolitana de Lisboa e rede navegante payshop.
Quem ainda não tem o passe Navegante, pode adquiri-lo gratuitamente e beneficiar desta medida. No caso dos estudantes dos 4 aos 18 anos, é necessário apresentar um documento de identificação que comprove que a idade é inferior a 19 anos, bem como aqueles que têm idades compreendidas entre os 19 e os 23. Esta condição tem de ser renovada anualmente.
Já os estudantes do ensino superior dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Farmacêuticas, Medicina, Medicina Dentária e Medicina Veterinária podem aceder ao transporte gratuito até aos 24 anos, uma vez que os seus cursos são mais longos.
Para aqueles que continuam a pagar este cartão, que permite a circulação em todos os meios de transporte pelos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, a empresa sublinhou o preço do Navegante Metropolitano não sofrerá alterações em 2024, mantendo-se nos 40€ – um custo que se tem mantido inalterado desde a sua criação, que remonta a 2019.