Há mais uma mensagem a circular no WhatsApp, desta vez referente a um alegado esquema em que assaltantes se identificam como membros de uma equipa de rastreio para o COVID-19. "Informem os vossos familiares e amigos para não abrirem a porta a ninguém que diga que vai fazer rastreio ao COVID. Anda uma equipa a assaltar casas com este discurso",  pode ler-se neste alerta que já se tornou viral.

Também a Junta de Freguesia de Arroios colocou um alerta na sua página de Facebook esta quinta-feira, 19 de março, dando conta do mesmo: um grupo que anda "a bater às portas e a fazer-se passar por médicos com batas brancas com o pretexto de que estão a fazer um rastreio à COVID-19."

covid 19

O alerta foi publicado a pedido da Câmara Municipal de Lisboa, devido aos casos que têm surgido nos últimos dias. Margarida Martins, presidente desta junta de freguesia, explica que tudo terá começado no início desta semana, na zona do Campo Mártires da Pátria, chamando a atenção para o facto de que todos os funcionários que se deslocam a casa de particulares vão sempre em duplas e devidamente identificados — acrescentando também que vão numa carrinha. 

Apesar dos avisos, contactada pela MAGG, a Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública avança que não existem ocorrências registadas destes assaltos até ao momento. "Não há nenhuma ocorrência registada." Pede ainda à população que, caso se verifiquem, que contactem de imediato as autoridades.

COVID-19. A história da foto de Nuno e Viviana, que está a emocionar Portugal: "Nunca vos faltaremos"
COVID-19. A história da foto de Nuno e Viviana, que está a emocionar Portugal: "Nunca vos faltaremos"
Ver artigo

A mesma mensagem de WhatsApp refere ainda que andam falsos elementos da NOS a bater à porta dos residentes, levando a cabo tentativas de fraude, tal como foi já anunciado nas notícias de vários canais. "Na televisão passaram informação para também ninguém abrir a porta a pessoal da NOS porque não há profissionais no terreno e há quem se queira aproveitar da situação. O melhor é não abrir a porta a ninguém que não conhecem...porque no geral, nesta fase, nenhuma empresa anda no terreno!!"

covid-19

A Junta de Freguesia de Santo António dá ainda conta de uma tentativa da burla, em que alegados agentes da EDP andam de porta em porta a propor a mudança do contador para que fiquem isentos do pagamento da luz  ou para quem possam pagar as faturas em prestações. Quanto a estes dois casos, a PSP também não registou nenhuma ocorrência.

Também no universo virtual é preciso ter cautela. Mas, neste caso, a Polícia Judiciária interferiu emitindo um comunicado, citado pela SIC Notícias, com vários alertas: "O tema da pandemia está a ser usado por muitos daqueles que se dedicam a enganar os outros via internet."

Por email, SMS ou pelas redes sociais, e utilizando símbolos de entidades credíveis, como a Organização Mundial de Saúde, UNICEF ou de laboratórios conhecidos, contaminam os dispositivos, tentando também aceder aos dados pessoais dos utilizadores. Há ainda aplicações, como a COVID-19 Tracker, que chega às pessoas por correio eletrónico, e que promete esclarecer dúvidas sobre o novo coronavírus. Isto é mentira: a instalação da app introduz um malware no dispositivo, bloqueia-o e exige um resgate em bitcoins, avança o "DN".

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.