Há mais 41 mortes e 979 novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados esta quarta-feira, 3 de março, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no novo boletim epidemiológico.

Esta terça-feira, 2, a ministra da Saúde, Marta Temido, fez um balanço sobre a forma como a pandemia da COVID-19 foi e está a ser gerida em Portugal, e admitiu ainda que professores e funcionários de escolas podem vir a ser prioritários na vacinação. "Quando olhamos e vemos aquilo que são os processos de desconfinamento, vemos a presença intensa de duas realidades, as medidas de proteção que já tínhamos falado antes, como as máscaras, e, sobretudo, as novas medidas, a vacinação e a testagem. E quando falamos de serviços essenciais, e a escolas estão nessa abordagem, poderá fazer sentido que os adultos que trabalham nesses locais tenham uma vacinação diferenciada", afirmou Marta Temido em entrevista à SIC.

Professores e funcionários de escolas podem vir a ser prioritários na vacinação, admite Marta Temido
Professores e funcionários de escolas podem vir a ser prioritários na vacinação, admite Marta Temido
Ver artigo

O mesmo canal entrevistou ainda esta terça-feira a equipa médica alemã que está há uma semana no País e veio substituir a primeira equipa enviada como ajuda para Portugal. O grupo, composto por oito médicos e 18 enfermeiros, veio para cumprir três semanas de trabalhado, mas admite ficar mais tempo caso seja necessário.  "Estamos preparados para ficar cá se Portugal pedir que fiquemos. A julgar pelo trabalho que temos aqui, ainda há muito para fazer", afirmou o Coronel Ingo Weisel, médico-chefe da equipa alemã. Os profissionais elogiaram ainda o comportamento dos portugueses.

Esta terça-feira, 2, a ministra da Saúde voltou a referir que se espera que até ao final do verão 70% da população portuguesa esteja vacinada. Os centros de vacinação, criados para acelerar o processo de vacinação da população, devem, segundo a Direção-Geral da Saúde, ter capacidade para vacinar cerca de 50 pessoas por hora, uma sala de emergência e um médico para caso de reações adversas.