Há mais 48 mortes e 5.784 novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados este domingo, 8 de novembro, pela Direção-Geral da Saúde, no novo boletim epidemiológico.

Os novos dados surgem após o primeiro-ministro, António Costa, anunciar as novas medidas do quarto estado de emergência implementado em Portugal, decididas em Conselho de Ministros extraordinário. Este domingo a Ordem dos Médicos já se mostrou favorável à implementação do estado de emergência e deixou ainda um aviso.

COVID-19. Há uma parte do corpo que pode ser resistente ao vírus, diz estudo
COVID-19. Há uma parte do corpo que pode ser resistente ao vírus, diz estudo
Ver artigo

"Só a intervenção a montante na interrupção das cadeias de transmissão pode precaver e impedir a rutura do Sistema Nacional de Saúde (SNS)", diz a Ordem dos Médicos num comunicado a que a RTP teve acesso, de modo a apelar à população "uma total adesão" às medidas preventivas.

De recordar que esta segunda-feira, 9 de novembro, entram em vigor as novas medidas com foco nos 121 municípios considerados de risco elevado de transmissão da COVID-19 e que vão permanecer durante 15 dias, até 23 de novembro. Saiba tudo o que muda aqui.