Há mais cinco mortes e 458 novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados este segunda-feira, 13 de setembro, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no novo boletim epidemiológico referente à evolução da crise sanitária no País.
Esta segunda-feira o uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório, mas, de acordo com as orientações da DGS, há exceções. Ao todo, são sete as situações em que a máscara tem de ser usada obrigatoriamente como é o caso dos estabelecimentos de educação, ensino e creches, transportes públicos, entres outros, e sempre que seja "previsível a ocorrência de aglomerados populacionais ou sempre que não seja possível manter o distanciamento físico recomendado".
Entre esta terça-feira, 14 de setembro, e sexta-feira, 17 de setembro, começa ano letivo 2021/2022 e, neste momento, 99% dos professores e pessoal não docente vacinado contra a COVID-19, relevou fonte do grupo de trabalho responsável pela vacinação no País à agência Lusa, noticia a "TSF".
Ainda que grande parte dos profissionais já esteja imunizado e o uso de máscara continue a ser obrigatório nestes estabelecimentos, à semelhança do que aconteceu no ano letivo passado, continuam a ser realizados rastreios antes do início das aulas, que vão abranger os professores e funcionários de todos os níveis de ensino e os alunos a partir do 3.º ciclo.