Há mais seis mortes e 1.126 novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados esta segunda-feira, 23 de agosto, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no novo boletim epidemiológico referente à evolução da crise sanitária no País.
Este fim de semana ficou marcado pela vacinação dos jovens entre o 12 aos 15 anos, cuja taxa de adesão foi bastante elevada, levando o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, a considerar "uma lição de maturidade a todos nós", disse aos jornalistas. Depois dos 150 mil jovens dos 12 aos 15 anos vacinados contra a COVID-19 a 21 e 22 de agosto, a vacinação desta faixa etária vai continuar no último fim de semana de agosto.
Portugal é um dos países com as maiores taxas de vacinação contra a COVID-19, ocupando o 11.º lugar no que diz respeito à vacinação completa dos portugueses, de acordo com o site Our World in Data. Em primeiro lugar dos países com maior taxa de vacinação está Malta e em segundo a Islândia.
Portugal atingiu 70% da população vacinada na passada quarta-feira, 18 de agosto, semanas antes da data prevista: 5 de setembro. O adiantamento fez com que o governo antecipasse o levantamento das medidas restritivas, que entraram em vigor esta segunda-feira, 23.